Represa do Monte Carlo está sendo recuperada

A Represa do Itatinga, mais conhecida como Represa do Monte Carlo, está sendo recuperada pela Prefeitura. Quase 4 anos depois de ser esvaziada, na última semana a represa que apresentava apenas um córrego de sessenta centímetros de largura por meio metro de profundidade, voltou a ser o grande lago que todos conhecem, e logo mais estará com 14 mil metros quadrados de área, que corresponde a aproximadamente à 20 mil metros cúbicos de volume de água.

Depois de uma grande erosão que aconteceu em uma das bordas da represa danificando inclusive o acesso dos moradores do Bairro, a represa foi esvaziada e mesmo depois das obras concluídas, permaneceu vazia, gerando reclamações dos moradores do bairro e da cidade, que tinham o local como um ponto de diversão.

Após quase 4 anos, a Prefeitura, através das Secretarias de Serviços Públicos, Agricultura e Meio Ambiente agora devolve a represa para os moradores. Inicialmente foi recomposta toda a comporta, utilizando vigas de eucalipto, e 250 sacos de areia.

Depois dessa primeira fase, onde já da para perceber o aumento da lâmina d’água no lago, a próxima etapa inclui a colocação da cerca em torno de toda a represa, também feita com mourões de eucalipto e arame. Também será feita a limpeza de todo o lago que será acompanhada pela Secretaria de Meio Ambiente, uma vez que o local trata-se de área de preservação ambiental.

Segundo o Presidente da Associação de Moradores do Monte Carlo, Waldemir de Faria Bandeira, comumente conhecido no bairro apenas por “Bandeira”, a reivindicação de quem vive ao redor da represa é antiga. “A maioria dos moradores está elogiando a restauração das águas e da represa. Poderemos voltar até a fazer nossos eventos, como a corrida em volta do lago e nossa Árvore de Natal flutuante”, diz.

Para o prefeito Fred Guidoni, a retomada da represa era um desejo dos moradores que a Prefeitura agora está atendendo. “Quando fizemos a primeira edição do Programa Prefeitura no Bairro, um dos pedidos feitos pelos moradores era a volta da represa. É o que estamos fazendo, agora”. O prefeito aproveitou para anunciar a volta do Prefeitura no Bairro. “Vamos retomar neste ano o programa. A Prefeitura que já veio para a Abernéssia para ficar mais próxima das pessoas, agora volta a percorrer os bairros, levando informação e prestação de serviços”, disse o prefeito.

This post will expire on Saturday April 4th, 2015 – 1:02am.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Redação do portal Guiacampos.com - Campos do Jordão na Internet

Leave a Comment