Abaixo assinado pede volta do quadro Operários para Campos do Jordão

Segundo a prefeitura, obra foi adquirida para o palácio em negociação da própria artistas com o Maestro Luiz Arrobas Martins.

Foto: Assessoria de Comunicação

Após a informação da transferência do quadro Operários da artista plástica Tarsila do Amaral, que integrava o acervo do Palácio da Boa Vista para o Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, foi iniciado um abaixo assinado pedindo ao Governador João Dória que volte atrás, e devolva a obra em Campos do Jordão.

A obra faz parte da história de Campos do Jordão e a iniciativa do abaixo assinado foi do escritor Carlos Gouvêa que já foi Assessor de Cultura do Município de Campos do Jordão no ano de 2003 e enfrentou a mesma questão naquele ano. Na ocasião Gouvêa teve o conhecimento da intenção da então Secretaria de Cultura do Estado Cláudia Costin de transferir o quadro para Pinacoteca do Estado, relata.

Para Gouvêa, “Em quaisquer catálogos de arte pelo mundo afora, quando a obra é citada, a cidade de Campos do Jordão e o Palácio Boa Vista também o são.” e diz ainda “precisamos manifestar nossa indignação a esta intenção, movimentando a sociedade civil organizada que se interessa pelo Turismo, Cultura e por Campos do Jordão.”

No texto do abaixo assinado Gouvêa pede apoio de autoridades, incluindo o Prefeito Municipal Fred Guidoni, além de cidadãos representantes da sociedade “faço apelo ao prefeito Fred Guidoni, ao secretário de Cultura e Presidente da Academia de Letras de Campos do Jordão, Benilson Toniolo, aos membros do Conselho Municipal e Cultura, aos membros de Associações que representam o comércio e a hotelaria de Campos do Jordão, aos jordanenses de nascimento e de coração, aos vereadores da cidade que se manifestem EM ALTO E BOM SOM.”

Obra foi adquirida para o palácio em negociação da própria artistas com o Maestro Luiz Arrobas Martins

Segundo consta no site da Prefeitura de Campos do Jordão, “a obra foi adquirida para o Palácio, numa negociação direta com a artista, feita pelo maestro Luiz Aroubas [sic] Martins, antes do primeiro festival de inverno de Campos do Jordão”. 50 anos atrás!

Até o momento não houve manifestação em relação ao caso por parte da Prefeitura.

Para aderir ao abaixo assinado acesse este link.

This post will expire on Wednesday October 23rd, 2019 – 4:35pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.