AMECampos realiza apresentação de violonista clássico na Casa da Xilogravura em Campos do Jordão neste sábado

No programa além de Heitor Villa-Lobos, terá João Pernambuco e Carlos Garcia Tolsa.

Museu Casa da Xilogravura em  Campos do Jordão
Museu Casa da Xilogravura em Campos do Jordão onde acontecerá o recital neste sábado.

A AMECampos – Associação dos Amigos de Campos do Jordão, realiza neste sábado (21) as 17h, mais uma edição do já tradicional Programa Jovens Talentos AMECampos, projeto que realiza recitais mensais com artistas de alta qualidade em Campos do Jordão, e dessa vez na Casa da Xilogravura, um belo museu dedicado a Xilogravura, localizado em Campos do Jordão e que conta com riquíssimo acervo.

O Violonista Lucas Felix preparou um programa especialmente para apresentação que conta com obras de Villa-Lobos, João Pernambuco e Carlos Garcia Tolsa.

Com apenas 13 anos de idade, Lucas deu seus primeiros acordes e então se apaixonou pelo instrumento e se dedicou ao aprendizado, participando de apresentações musicais em várias cidades do Brasil.

A formação musical de Lucas Félix começou na Escola de Música Maestro “Fêgo Camargo”, com aulas ministradas por André Simão, Leandro Márcio e Alessandro Pereira. O músico taubateano também teve a oportunidade de estudar “Violão e Harmonia” com Alberto Mejia.

Seu primeiro recital solo foi aos 17 anos e desde então, vem se apresentando por diversas cidades do Brasil como solista, em várias séries musicais e eventos corporativos, além de participações em programas de rádio e TV.

Em sua trajetória musical, Lucas se destacou por seu domínio técnico em alguns concursos, como V Concurso de Violão Villa Lobos de Osasco-SP, onde foi um dos finalistas na categoria até 17 anos. Além disso, o jovem também recebeu o Prêmio Litteratudo Monteiro-Lobato, concedido pelo Movimento União Cultural, que é o primeiro grau de reconhecimento pelo trabalho artístico, social e cultural. Pelo mesmo Movimento União Cultural, recebeu em 2015 o Prêmio do Grande Mérito representativo pelas atividades culturais desenvolvidas.

Fora dos palcos, foi idealizador e organizador da série “Falando em Música”. Série onde jovens talentos da música se apresentaram.

Álbum histórico na música brasileira

Por meio de financiamento coletivo, Lucas Félix gravou seu primeiro álbum “Meditacion”, com obras do renomado violonista Carlos Garcia Tolsa.

Toda esta técnica pode agora ser vista em seu no álbum, que foi lançado em 2015. O trabalho vem ganhando grande destaque dentro da música brasileira por ser o primeiro disco do país a reunir as obras para violão solo do compositor e violonista espanhol Carlos Garcia Tolsa.

A história de Lucas Félix com as obras do renomado violonista espanhol, Carlos Garcia Tolsa, iniciou-se no Rio de Janeiro, para onde se mudou com objetivo de ampliar seus estudos. Com o professor Carlos Alberto de Carvalho e junto do pesquisador e biógrafo Jorge Mello, Lucas desenvolveu um trabalho de resgate das obras do músico espanhol.

A admiração pelo violonista espanhol continuou em 2014, quando foi convidado a participar do projeto “Acervo Digital do Violão Brasileiro”, em que gravou três músicas do espanhol para o álbum virtual do projeto, ao lado de grandes nomes do violão nacional. Com este destaque, participou do programa “Violões em Foco”, da Rádio MEC FM Rio, ao lado de Jorge Mello, onde também realizou gravações musicais.

Atualmente, Lucas é professor de violão no Espaço Municipal das Artes – Seropédica/RJ, vem se apresentando como solista pelo Brasil e realizou a gravação de seu primeiro álbum por meio de financiamento coletivo, onde diversos admiradores e fãs contribuíram para a efetivação do álbum que já se torna um marco na música brasileira.

Programa Jovens Talentos – AMECampos

O Programa Jovens Talentos é uma realização da AMECampos – Associação dos Amigos de Campos do Jordão, sob patrocínio do Hotel Toriba, Boulevard Genève, Rio Bravo Investimentos, Centro Hípico Polana e apoio do site Guiacampos.com. O evento acontece todos os meses, sempre com entrada franca e conta com a participação de jovens talentos da música.

A AMECampos – Associação dos Amigos de Campos do Jordão, é uma organização voluntária sem fins lucrativos que trabalha pela melhoria da qualidade de vida em Campos do Jordão. Esta Associação é formada por moradores permanentes ou de fim de semana da cidade.

A organização é mantida através de recursos financeiros de seus associados, e também através de eventos organizados durante o ano para arrecadação de fundos para projetos nas áreas da cultura, educação, esporte e meio ambiente. Saiba como se associar a AMECampos clicando aqui!

Programa Jovens Talentos AMECampos – Lucas Felix

Programa

Prelúdio nº1 – Villa-Lobos
Prelúdio nº3 – Villa-Lobos
Graúna – João Pernambuco
Maruja – Carlos Garcia Tolsa
La prometida – Carlos Garcia Tolsa
Meditación – Carlos Garcia Tolsa

O recital tem por objetivo apresentar uma breve biografia do compositor espanhol Carlos Garcia Tolsa,
além de mostrar sua influência sobre os pioneiros do violão brasileiro, sendo figura de extrema
importância para a história do violão brasileiro.

O recital é fruto de uma parceria do jovem violonista Lucas Félix com
o pesquisador Jorge Mello, o qual fez um resgate da biografia de Tolsa.

Serviço:
Recital – Programa Jovens Talentos AMECampos
Sábado – 21/11 – 17h
Casa da Xilogravura
Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295
Vila Jaguaribe – Campos do Jordão – SP

Informações para a imprensa
Vpress – Assessoria de Imprensa e Comunicação
Jornalista responsável: Veridianna T. B. Gonçalves
E-mail: veritb@gmail.com

This post will expire on Saturday November 21st, 2015 – 6:09pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.