Anunciados vencedores e finalistas dos concursos culturais em Campos do Jordão

Foram cerca de 800 inscritos de diversas parte do país e a premiação acontecerá durante a Jornada Literária dia 30 de novembro.

Foram anunciados os vencedores do VII Prêmio Campos do Jordão de Literatura, I Prêmio Jovem Escritor Paulista, IV Concurso de Poesia da Terceira Idade e do concurso estudantil em nível médio. Para os concursos do Ensino Fundamental I e II foram anunciados os finalistas de cada categoria e a classificação final será anunciada somente na data da premiação. O Prêmio Campos do Jordão de Literatura é realizado desde 2013 e reúne quatro concursos culturais que neste ano contou com 788 trabalhos inscritos.

Com as categorias local, estadual e nacional o prêmio visa estimular a produção artística e, em especial, a literária, em Campos do Jordão e no Brasil e neste ano participaram do concurso, idosos, adultos, jovens e crianças de todo o pais em diversas modalidades.

Os troféus e medalhas da premiação serão entregues durante a cerimônia de encerramento da IV Jornada Literária Pedro Paulo Filho na Câmara Municipal de Campos do Jordão, no dia 30 de novembro às 15h00.

Na categoria Prêmio Campos do Jordão de Literatura cuja abrangência foi nacional na modalidade Poesia, o 1º lugar foi conquistado por Rodolfo Elias Minari (Rio Branco, AC) com o texto “Pontêi”, em 2º lugar ficou Monize Luiz Santos (José Bonifácio, SP) com o texto “Brincadeira” e em 3º lugar Robson Batista dos Santos Hasmann (Guarantinguetá, SP) com o texto “Ajudante Alquímico”. O primeiro colocado vai receber o Troféu Pedro Paulo Filho e os demais receberão medalhas. Esta categoria teve 294 trabalhos inscritos vindos de 156 diferentes municípios brasileiros.

Prêmio Jovem Escritor Paulista

A categoria inédita do Prêmio Jovem Escritor Paulista, aberta para escritores de 12 a 18 anos do estado de São Paulo vai premiar em 1º lugar Daiane Terezinha Sampaio Rodrigues (Campos do Jordão, SP) com o texto “Quarta-Feira 13”, em 2º lugar Gustavo Santos Lima da Silva (São Bernardo do Campo, SP) com o texto “Tocando o Escuro” e em 3º lugar David Daniel da Silva (Campos do Jordão, SP) com o texto “Colecionadores”. Será concedida Menção Honrosa à Helena Ricardo Rosa (Taubaté, SP) pelo texto “Lírica”. Foram 22 textos inscritos de vindos de oito cidades paulistas. A premiação será o troféu Pedro Paulo Filho para o primeiro colocado e medalhas para os demais.

Poesia para a Terceira Idade

Também na categoria poesia, foi realizado o IV Concurso de Poesia da Terceira Idade, apenas para escritores locais. Em 1º lugar Therezinha Moysés da Silva com o texto “Terra Seca, Terra Molhada”, em 2º lugar Maria de Lourdes Silva com o texto “A Bonança da Natureza” e em 3º lugar houve empate entre a escritora Maria Galvão com o texto “Ser Bom” e o escritor Tibério Cabral Cordeiro com o texto “Alerta”. Os escritores premiados receberão o troféu “Wilma Jundi Dubieux” que também dá nome ao Centro de Convivência do Idoso de Campos do Jordão e foi parceiro na realização. Nesta categoria foram 19 trabalhos inscritos.

Concursos Estudantis

Os Concursos Culturais Estudantis receberam ao todo 453 trabalhos e os vencedores receberão os troféus que homenageiam José Roberto de Oliveira, Fausi Paulo e Maria Alice Pereira.

No Ensino Médio, a categoria foi Redação/Prosa e o 1º lugar ficou com Bruno Lasmar Josef Kubart, o 2º lugar com Maria Vitória Ferreira de Almeida e o 3º lugar com Gabriela Gonçalves da Silva. Os três alunos são do IFSP – Instituto Federal de São Paulo.

Como nos anos anteriores, os concursos do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II divulgaram os seus finalistas de cada categoria. A classificação em 1º, 2º e 3º lugares será anunciada somente na data da premiação.

Para o Ensino Fundamental I, a modalidade foi Desenho com o tema “As cores da minha cidade”

Os finalistas são:

1º ano: Maysa Vitória S. Alves da escola municipal Dr. Domingos Jaguaribe, Sophia Manuella da escola do bairro da Campista e Rebeca Leal Pereira da escola municipal Elizabeth J. Andrade.

2º ano são: Lucas Ribeiro dos Santos da escola municipal Elizabeth J. Andrade, Denis Ronie M. Gonçalves da escola do bairro da Campista e Julia Silva de Andrade da escola municipal Dr. Domingos Jaguaribe.

3º ano são: Mariana de O. Luna da escola Integral Santa Clara, Yasmin Vitoria A. Silva da escola municipal Elizabeth J. Andrade e Marcela Nogueira Martins da escola municipal Dr. Domingos Jaguaribe.

4º ano são: Ana Clara C. Pereira da escola Elizabeth J. Andrade, Sophia Alves de Siqueira da escola municipal Dr. Domingos Jaguaribe e Júlia Vitória da Silva da escola Frei Orestes Girardi.

5º ano são: Maria Rita Alves da Silva da escola municipal Cecília Murayama, Alisson da escola Amadeu Carletti Júnior e Lucas Luan P. Almeida da escola Octávio da Matta e Alicia Angelo de Paula Reis do Colégio Objetivo. Para esta série haverá entrega de uma menção honrosa.

Para os alunos do Ensino Fundamental II a modalidade foi Desenho com tema livre e os alunos classificados são todos da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves sendo eles Silvana de Godoi Leão (6º A), Jonas da Silva Barbosa (8º B) e Ryan de O. Elidio (7º B).

Redação com tema livre para os alunos do Ensino Fundamental II

Os alunos finalistas do 6º ano são: Jhady Gomes da Silva da escola Irene Lopes Sodré, Thaís Fernandes Aureliano de Souza da escola Dr. Antônio Nicola Padula e Giovanna Aparecida Silva de Oliveira também da escola Irene Lopes Sodré.

Os alunos finalistas do 7º ano são: Julia Benedetti escola Dr. Antônio Nicola Padula, Breno Ferreira de Faria da Obra Social Santa Clara, Nicoly Silva de Freitas escola Dr. Antônio Nicola Padula e Ana Clara da Silva Paiva escola Dr. Antônio Nicola Padula. Houve empate no 3º lugar.

Os alunos finalistas do 8º ano são: Maria Eduarda da Silva da escola Dr. Antônio Nicola Padula, Thayna Ketlin Mello dos Santos da escola Irene Lopes Sodré e Miriã Nataly Silva de Siqueira da escola Dr. Tancredo de Almeida Neves.

Os alunos finalistas do 9º ano são: Letícia Silva da escola Irene Lopes Sodré, Yasmin Oliveira Calais Ferreira da escola Irene Lopes Sodré e Ana Jéssica Brandão de Sousa da escola Irene Lopes Sodré.

A premiação vai acontecer no dia 30 de novembro na Câmara Municipal de Campos do Jordão às 15h00. É um evento onde todos os familiares e amigos dos escritores estão convidados a participar. A entrada é gratuita e a realização é da Secretaria Municipal de Valorização da Cultura.

This post will expire on Saturday November 30th, 2019 – 4:12pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Redação do portal Guiacampos.com - Campos do Jordão na Internet