Cinco atrativos mais legais da Festa da Cerejeira de Campos do Jordão

Só quem já foi sabe de fato como é legal e agradável a Festa da Cerejeira de Campos do Jordão, evento que conta com atrações culturais, comidas tipicas, artesanato e mais uma infinidade de atrações da cultura Japonesa.

Pensando nisso conversei com alguns amigos e listei aqui os cinco melhores atrativos da festa. O que na nossa opinião a festa tem de mais legal!

1 – Ter seu yakisoba preparado na hora por um uma batchan (Avó Japonesa tradicional)

Festa da Cerejeira Campos do Jordão
“Batchans” preparam o Yakisoba da Festa da Cerejeira Campos do Jordão

Na minha opinião essa é sem dúvida uma das maiores atrações da Festa da Cerejeira de Campos do Jordão.

Os membros da Colônia Japonesa se organizam em grupos e formam uma verdadeira linha de produção nipônica para preparar as delícias da culinária do oriente. O destaque fica por conta do Yakisoba, um macarrão incrementado com legumes além de carne ou frango.

O mais legal é ver uma batchan (avó tradicional japonesa) preparando com aquele toque especial a iguaria. Quem não gosta de comida de vó?

2 – O Parque das Cerejeiras Sakura Home e suas Flores de Cerejeira

Festa da Cerejeira Campos do Jordão
Bosque do Parque das cerejeiras Sakura Home em Campos do Jordão

“As cerejeiras sem duvida, especialmente quando estamos passeando pelo parque e o vento nos presenteia com uma chuva de florzinhas.” foi o que respondeu a farmacêutica Kassima Campanha. E de fato ela está certa! Alias são justamente essas “florzinhas” e a delicadeza característica o motivo da celebração.

A flor da cerejeira, Sakura em japonês, é um símbolo do Japão. A simbologia é tão intensa que o povo cultua e respeita como a própria bandeira japonesa.

Essa também é a opinião do contador Edson Caetano da Costa e da assistente administrativa Tais Silveira, que destacam as cerejeiras como grande atrativo da festa.

A jornalista Fafi Pontes inclui o Recanto de Repouso Sakura, uma Instituição de Longa Permanência para Idosos onde funcionava desde 1937, o Sanatório São Francisco Xavier e conta com laguinho de carpas, jardins bem cuidados e uma limpeza de impressionar. “Parece um pedaço do Japão” diz Fafi

3 – Grupos Folclóricos Japoneses

Festa da Cerejeira de Campos do Jordão
Grupo de Dança típica do Japão

Para o jornalista Marcio Correia os Grupos Folclóricos Japoneses é uma grande atração da Festa da Cerejeira de Campos do Jordão, são diversos e o destaque fica para a apresentação de Taikô, que são grandes tambores tocados em grupo.

Escritos históricos documentaram que jovens homens japoneses foram enviados para a Coréia para estudar o kakko, semelhante ao taikô em alguns aspectos. O taiko teria sido introduzido no Japão através da influência cultural coreana e chinesa entre 300-900 d.C.. É de arrepiar!

4 – Reunião das famílias japonesas e a tradição

Foi a reunião das famílias e o valor as tradições japonesas a característica que chamou mais atenção da professora Fabiola Granato Chung (que não é japonesa!) e da empresária Valéria Kara José Pinheiro. E isso é realmente muito nítido na festa que apesar de não ser a mais antiga de Campos do Jordão, é sem duvida a mais tradicional, realizada ininterruptamente há 47 anos.

Pode-se ver de idosos usando orgulhosos seus trajes típicos, a bebês que são levados e imergidos na cultura nipônica pelos seus pais. Só por isso a festa já vale o esforço de ser realizada.

Sempre teremos o que aprender com os orientais no que se refere a tradição e valores familiares. E pro bom observador a Festa da Cerejeira de Campos do Jordão é sem duvida uma ótima oportunidade pra isso.

5 – O artesanato e as bugigangas

Festa da Cerejeira Campos do Jordão
Festa da Cerejeira Campos do Jordão

Sim! Tem também o artesanato e as bugigangas que fazem a alegria das crianças e de adultos como o economista Oswaldo Bifulco de Moraes.

Vão dos delicados origamis, dobradoras feitas por japoneses que tem a característica paciência e delicadeza, passando pelas flores como as lindas orquídeas que só os japoneses conseguem produzir e os bonsais, chegando nos ioiôs e bonequinhos de plástico que durarão menos de 24 horas nas mãos das crianças até brinquedinhos de madeira e roupas. E não é legal também?

A lista continua… comente abaixo o que você acha de mais legal na Festa da Cerejeira de Campos do Jordão!

 

banner790FC2

This post will expire on Sunday August 12th, 2018 – 10:00pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

COMMENTS

Leave a Comment