As Olimpíadas e as grandes conquistas de nossos heróis brasileiros

O ano de 2016 está prestes a chegar e com ele as emoções nunca vividas por nós brasileiros aqui em nossa terra, a realização das Olimpíadas Rio 2016.

Nossos heróis atletas, com certeza, nos causarão grandes emoções e momentos de glórias, mas, é sempre bom recordar as grandes conquistas daqueles que no passado, com muita luta, dificuldades, mas, com determinação honraram e elevaram bem alto no pódio a bandeira de nossa terra.

Recordar tudo isso que se passou ao longo de décadas é possível, pois, um feito inédito de reconhecimento e homenagem aos destemidos heróis esportistas olímpicos do passado, já foram registrados, recentemente, e diz respeito à participação de brasileiros em Olimpíadas: o lançamento do livro intitulado “Atletas Olímpicos Brasileiros” pela Editora Sesi-SP, que documenta para os anais da história os grandes feitos de nossos atletas olímpicos, registrados nesse livro, após 15 anos de pesquisas pela autora, a Profa. Dra. Katia Rubio, da Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Em uma das mensagens que recebi da autora ela comentou:

atletas olimpicos brasileiros foto do livro“A obra apresenta uma compilação com todos os atletas brasileiros que já participaram dos Jogos Olímpicos, revelando a realidade dessas pessoas capazes de feitos extraordinários e que são consideradas verdadeiros mitos do esporte.

A dificuldade das pesquisas, a busca incessante das informações corretas e o rigor científico caracterizam esta obra.

Na primeira parte do livro, a autora mostra o desenrolar dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, inspirados no ideal de Pierre de Coubertin, e os fatos históricos do século XX que acompanharam o renascimento dos Jogos Olímpicos e a transformação dessa competição no maior evento sociocultural do planeta. Os desafios para a participação, os destaques do Brasil, os atletas e suas medalhas são outros aspectos que compõem de maneira muito agradável este trecho da obra.

Na segunda parte, o livro traz como protagonista a figura do atleta e o estudo da história de vida e trajetória dos atletas olímpicos brasileiros. São reportadas 1.796 histórias (apresentadas na forma de verbetes biográficos), fruto de incontáveis horas de coleta de informações e entrevistas com os próprios atletas e, por vezes, com seus familiares e amigos.”

Um relato interessante feito pela Dra.Katia Rúbio em sua obra lançada em 25 de agosto último, é o que faz menção a um atleta olímpico que tem vínculo familiar com um parente que mora em Campos do Jordão.

Ela se referiu a Afrânio da Costa, um atleta que foi olímpico e medalhista na modalidade Tiro, é tio avô do meu amigo Alberto Durão Coelho, que reside em nossa cidade de Campos do Jordão que ao ser convidado pela autora a participar do evento, assim se expressou a este colunista, que intermediou o contato dele com ela:

“Participar do evento, com prazer e muita honra, José. Representar o meu tio Afrânio, bem, eu seria um auto designado representante de um tio que só na minha geração deve ter perto de 30 sobrinhos. Dos meus tios-avôs, ele foi o último a falecer; e eu sou o primogênito em meu ramo, na geração dos sobrinhos. O tio Afrânio não teve filhos”.

Dra. Katia Rubio é esposa do Dr. Flavio Godoy Moreira, meu grande amigo e companheiro dos anos de minha infância e juventude, vividos na então Chácara dos Lunardelli, com os quais ele tem vínculos familiares, localizada em Vila Abernéssia, ao lado de minha casa, quando lá meus pais moravam como caseiros, hoje Dra. Katia e Dr. Flávio são proprietários aqui em Campos do Jordão e assíduos frequentadores de nossa cidade, sendo que ela já proferiu palestra no Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo.

This post will expire on Wednesday December 30th, 2015 – 8:53pm.

Compartilhe!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.