Bibliotecas de Campos do Jordão: um guia prático

São mais de 40.000 livros, audiolivros, revistas, folhetos de cordel, cartazes de cinema, CDs de música popular e erudita, DVDs técnicos, documentários e filmes e até livros em Braille. Todo um mundo de cultura e lazer aberto ao público. Como aproveitar o melhor das Bibliotecas de Campos do Jordão? Você sabia que duas bibliotecas da cidade ficam abertas mais de 12 horas por dia? E que uma delas abre aos sábados? A série sobre as Bibliotecas de Campos do Jordão traz em seu último artigo de 2015 um guia prático com os horários, endereços e recursos de cada uma delas. Devido ao período de férias escolares, confirme os horários por telefone.

Biblioteca Municipal Prof. Harry Mauritz Lewin

A Biblioteca Municipal Prof. Harry Mauritz Lewin existe há 55 anos e é a principal Biblioteca de Campos do Jordão. São 20.000 livros, audiolivros, livros em Braille, CDs de música brasileira, internacional e erudita, DVDs com documentários e filmes, TV, uma Biblioteca Infantil, computadores e revistas em um ambiente wi-fi.

Endereço: Rua Dr. Altino Arantes, 80 – Abernéssia – Tel. (12) 3664-2992
Aberta de 2ª a 6ª, das 8 ás 17 horas
Siga a Biblioteca no Facebook: www.facebook.com/bibliotecacamposdojordao

 

Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Campos do Jordão

A equipe da Biblioteca do Instituto Federal / Câmpus CJ recebe e orienta 1500 pessoas todos os meses, com um time dedicado que aguarda sua visita. São mais de 2.500 livros e a biblioteca funciona mais de 13 horas por dia! Os computadores podem ser usados por todos. Ambiente wifi e, para recarregar as energias, há uma cantina com café no Instituto. Mesmo sem sair de casa, qualquer pessoa que entrar no site do Instituto e selecionar “Biblioteca” e em seguida “Periódicos Eletrônicos” terá acesso a dezenas de revistas e textos digitalizados. Alguns títulos podem até mesmo ser “folheados” no site como se fossem revistas reais.

Endereço: Rua Monsenhor José Vita, 280 – Abernéssia
Telefone: (12) 3668-9620
Site: www.ifspcjo.edu.br
Horário de funcionamento da biblioteca: 2ª a 6ª, das 7:30 às 21 horas

Biblioteca de Cinema de Campos do Jordão
Complexo Cultural Edmundo Ferreira da Rocha / Espaço Dr. Além

A Biblioteca de Cinema de Campos do Jordão faz parte de um projeto maior idealizado por Cervantes Souto Sobrinho e que inclui o Memorial do Cine Glória, inúmeras mostras de cinema e a Oficina Profissionalizante de Cinema que apresentou 8 filmes no 1° Festival Curta Campos do Jordão. Localizada no ponto mais tradicional de Abernéssia, a Biblioteca de Cinema tem em seu acervo cerca de 500 publicações sobre cinema ou romances que viraram filmes, que podem ser lidas em confortáveis poltronas sob a luz natural das grandes vidraças; há uma videoteca (VHS) com inúmeros clássicos do cinema, cartazes de filmes e, ao lado, incrível o Memorial do Cine Glória com peças da época de ouro do famoso cinema da cidade.

Endereço: Avenida Januário Miráglia, 1582 – Abernéssia
2ª a 6ª, das 9 às 17 horas e durante as sessões de cinema

 

Museu Casa da Xilogravura

Uma agradável biblioteca e um impecável museu que valem a visita. Mais de 5.000 itens, com mais de 1700 livros sobre arte e artes gráficas, cerca de 2000 folhetos de literatura de cordel (talvez o maior e melhor acervo sobre o tema em Campos do Jordão) e mais de 700 revistas que marcaram história no Brasil como O Cruzeiro, A Cigarra, Eu Sei Tudo, Jornal das Moças e outros títulos e uma edição fac-símile do jornal Correio Braziliense, que circulou entre 1808 e 1822.

 

Av. Eduardo Moreira da Cruz 295 – Jaguaribe – Campos do Jordão
Tel.: (12) 3662 1832
Horário (Museu e Biblioteca):
Aberto de 5ª feira a 2ª feira, das 9 às 12 e das 14 às 17
(fechado às terças e quartas)

 

Biblioteca do Centro Universitário Senac Campos do Jordão

A única biblioteca de Campos do Jordão que abre aos sábados. Cerca de 13.000 itens com livros da Editora Senac e de outras editoras; DVDs técnicos e de lazer que podem ser vistos por todos nas TVs da biblioteca; os computadores são exclusivos para os alunos, mas podem ser utilizados por idosos ou pessoas com alguma deficiência; a leitura no local é gratuita, mas mediante inscrição e o pagamento de uma taxa (o valor varia conforme o período de validade), os livros podem ser retirados para ler em casa. Ambiente wi-fi e área para estudo em grupo no Átrio.

Avenida Frei Orestes Girardi, 3549 (junto ao Grande Hotel)
Telefone: (12) 3668-3001
Horário: 2ª a 6ª, das 8 às 21:30h; sábado, das 9 às 14 h
www.sp.senac.br

Curta a pagina dos Amigos da Biblioteca de Campos do Jordão no Facebook

Carlos abreu é do grupo ABCJ – Amigos da Biblioteca de Campos do Jordão, é membro efetivo da Academia de Letras de Campos do Jordão e vice-presidente da AMECampos
Carlos Abreu é do grupo ABCJ – Amigos da Biblioteca de Campos do Jordão, é membro efetivo da Academia de Letras de Campos do Jordão e vice-presidente da AMECampos

 

This post will expire on Monday January 11th, 2016 – 2:11pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!