Campos do Jordão a terceira cidade mais segura do Brasil, diz estudo

Por: Cláudio Borges

O Ranking Connected Smart Cities, divulgado anualmente pela consultoria Urban Systems, traz Campos do Jordão (SP) como a terceira cidade mais segura do Brasil. O estudo avaliou 700 cidades brasileiras analisadas em onze eixos temáticos e será publicado na Revista Exame.

A empresa possui uma metodologia própria para a elaboração de uma listagem (Connected Smart Cities) com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, qualificando os municípios mais inteligentes e conectados do país, levando em consideração vários eixos temáticos – um deles, a segurança.

A pesquisas, não leva em conta índices absolutos de crimes como assaltos ou furtos – mas considera o monitoramento de áreas de risco, número de assassinatos, mortes no trânsito, investimento em segurança e número de policiais por habitantes. A classificação serve como ativo na “venda” da cidade como destino turístico.

 

Mais policiais

 

No item segurança, a pesquisa traz em primeiro lugar, Balneário Camboriú, (SC) em segundo a cidade de Santana do Parnaíba (SP). Em terceiro está Campos do Jordão (SP), com um número que chama atenção em relação à quantidade de policiais militares. São 132 para cada 100 mil habitantes. Em Balneário, por exemplo são 53.Vale destacar que a diferença das cidades melhor posicionadas, em termo de variação de nota, é muito pequena.

Essa colocação deve-se também aos investimentos realizados pela prefeitura, que envolve a instalação de câmeras de monitoramento, renovação da frota de viaturas, novos equipamentos, além dos cursos de aperfeiçoamento realizados periodicamente pela Guarda Municipal, que garantem a segurança dos moradores e mantém os indicadores positivos.
Além disso, vale destacar o trabalho integrado das forças policiais (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Ambiental, grupamento de Bombeiros e GBmar) eda atuação efetiva do Conselho de Segurança (Conseg), que são fatores indispensáveis para que a segurança continue cada vez mais efetiva em Campos do Jordão.

Neste ano, Campinas, cidade do interior de São Paulo, ocupou a 1ª posição do ranking geral, ultrapassando a capital do Estado. Nos cinco anos do estudo, esta é a primeira vez que o primeiro lugar não é ocupado por uma capital. A análise é composta por 70 indicadores divididos em 11 eixos: mobilidade e acessibilidade, meio ambiente, segurança, urbanismo, economia, energia, tecnologia e inovação, saúde, educação, empreendedorismo e governança.
O levantamento da Urban Systems avaliou 700 municípios brasileiros.

This post will expire on Wednesday October 2nd, 2019 – 1:16am.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Redação do portal Guiacampos.com - Campos do Jordão na Internet