Campos do Jordão: sinônimo de boa gastronomia

Não apenas o clima e a natureza dão fama a Campos do Jordão. A cidade também conta com uma gastronomia exclusiva e que tem como principal característica a inovação. Quatro vezes por ano, 23 restaurantes desafiam seus chefs a sair da zona de conforto para criar novas receitas valorizando essencialmente os produtos típicos da Serra da Mantiqueira. Eles formam o Grupo Cozinha da Montanha, que a cada estação lança uma nova temporada gastronômica. É assim desde 2006 quando surgiram os primeiros eventos. E a degustação começa pelos olhos! A composição e a estética dos pratos são autênticas obras de arte. Uma estratégia para aguçar os paladares mais exigentes. Assim, o grupo faz da culinária jordanense também um atrativo turístico. Afinal, quem não gostaria de experimentar os sabores que só podem ser encontrados e degustados aqui? O cenário da cidade cercada de montanhas e florestas remanescentes da Mata Atlântica torna a experiência ainda mais especial.

Temporada Gastronômica do Pinhão.

Ah, quando chega o outono a paisagem de Campos do Jordão se transforma! As folhas dos Plátanos, abundantes desde o portal até Capivari, forram as calçadas com tapetes naturais cor de cobre. Também as pinhas das Araucárias estouram ao sol do meio dia e igualmente cobrem o chão com o fruto da árvore que virou símbolo da chamada Suíça brasileira. Quando o pinhão cai, o privilégio de provar a iguaria primeiramente é dado aos pássaros e animais silvestres, que enquanto comem espalham as sementes pelo ecossistema. Assim garantem que o ciclo natural se mantenha no ano seguinte. Depois é a nossa vez!

 

Sempre entre os meses de abril e maio, o grupo Cozinha da Montanha promove a Temporada Gastronômica do Pinhão. Os restaurantes associados assumem o compromisso de desenvolver pratos únicos tendo a semente do pinheiro como principal ingrediente. “Este é o objetivo: valorizar o produto regional criando pratos com a marca de Campos do Jordão”, explica Luis Fernando Peretti, presidente do grupo Cozinha da Montanha.

Os magos da gastronomia e suas ideias revolucionárias.

No grupo Cozinha da Montanha não há limites para a criatividade! Imagine um crepe recheado com creme de avelã coberto por um sorvete feito de pinhão! E para acompanhar um pé de moleque, mas adivinha o que tem no lugar do amendoim? Pinhão! O quente do crepe e o gelado do sorvete provocam um choque térmico na boca difícil de descrever. A receita pode ser apreciada no Villa Gourmet, em Capivari.

Quer outra dica? O Sabor Chocolate surpreendeu este ano e superou todas as expectativas. Com formato de pinhão, o chocolatier da casa desenvolveu um bombom totalmente diferente dos tradicionais. Feito ao creme e, claro, com vários pedaços da semente na receita, torna-se uma sobremesa diferenciada que é a cara da Serra da Mantiqueira.

Pratos salgados também fazem parte do menu. No Toribinha Bar & Fondue, por exemplo, a sugestão é o Croquete de Javali com Pinhão. Um prato exótico com toque regional. E tão irresistível quanto a receita é o ambiente, eleito o melhor para ir a dois na Mantiqueira. Outra sugestão é conhecer o Envelope de Salmão recheado com Pinhão criado pelo restaurante Charpentier, que pertence ao Hotel Frontenac. Ou ainda o Palmito Assado ao Pesto de Pinhão, oferecido pelo La Gália. Até a truta, peixe característico da montanha ganhou um novo acompanhamento feito de pinhão, azeite e batatas. Essa é a aposta do Restaurante Capivari.

 

Os sabores da montanha como atrativo turístico.

 

Agora é época do pinhão, mas quando o inverno chegar as especialidades da estação mais fria do ano tornam-se protagonistas. A fondue, principalmente, ganha sabores únicos que já estão sendo pensados, mas não podem ser revelados para não estragar a surpresa. Em setembro, a estação das flores também marca o período das cervejas artesanais, outra marca registrada de Campos do Jordão. Uma festa cervejeira está sendo preparada para marcar a primavera. O evento será realizado no Pátio da Estrada de Ferro, em Capivari.

Em dezembro, junto com o verão começa a Temporada das Frutas Vermelhas muito cultivadas nos rincões da Mantiqueira, onde encontram condições ideais para se desenvolver. Amoras, framboesas e mirtilos adoram as montanhas da região. A truta também se adaptou às águas frias daqui. Não por a acaso o peixe é o protagonista da Temporada Gastronômica, em Janeiro.

 

Receitas regionais: sucesso o ano inteiro

 

As temporadas gastronômicas têm conseguido conquistar o público a cada ano. Com a do Pinhão, que vai até dia 26 de maio, a expectativa é aumentar em 10% o movimento nos restaurantes participantes. Resultado do ineditismo e exclusividade das receitas. “Não há como provar esses pratos fora Campos do Jordão: sinônimo de gastronomia. Campos do Jordão. Eles são únicos e servidos somente durante a temporada, que funciona como um laboratório. Os de maior sucesso acabam sendo incorporados ao menu e podem ser saboreados o ano inteiro”, ressalta Luis Fernando Peretti, presidente do grupo.

Não deixe de prestigiar os chefs dos 23 restaurantes credenciados. A temporada gastronômica não é uma competição, mas claro que durante o processo criativo todos querem se destacar. E nessa disputa saudável, quem ganha é o consumidor. Suba a serra, prove essas delícias e escolha a sua receita favorita! Viva essa experiência e bom apetite!

A Temporada Gastronômica do Pinhão vai de 26 de abril a 26 de maio. Os estabelecimentos participantes podem ser identificados facilmente com banners no hall de entrada e pelas redes sociais. Acesse no Facebook e Instagram @cozinhadamontanha.

 

This post will expire on Sunday May 26th, 2019 – 5:21pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Jornalista. Um incansável contador de histórias!

COMMENTS

Comments are closed.