Campos do Jordão terá tirolesa noturna e muito mais no Horto Florestal

As atividades acontecerão sempre de quinta a domingo, no Horto Florestal de Campos do Jordão

As férias chegaram e o Parque Estadual Campos do Jordão (Horto Florestal) preparou uma programação super especial para todos os públicos. As atividades acontecerão sempre de quinta a domingo, a partir das 10h e a programação gratuita contará com com oficinas, brincadeiras ao ar livre, trilhas e exposições.

Já nas atividades pagas, a dica é a incrível Tirolesa Noturna* que tem 450m de extensão e 70m de altura rodeada por um cenário fascinante da paisagem de Campos do Jordão proporcionando ao visitante, uma aventura de perder o fôlego.

As inscrições devem ser feitas por telefone e por e-mail (pe.camposdojordaoup@fflorestal.sp.gov.br) de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Caso sobrem vagas, elas poderão ser preenchidas no dia da atividade, a partir das 9h, no Centro de Informações do PECJ. Confira abaixo as atividades e se programe.

Brincadeiras na natureza de Campos do Jordão

Atividade ao ar livre no Horto Florestal de Campos do Jordão
Atividade ao ar livre no Horto Florestal de Campos do Jordão

Nos dias 07, 13 e 20/07, às 14h, acontecem as Brincadeiras na Natureza, voltadas para crianças de 4 a 11 anos. Com uma sequência de atividades lúdicas ao ar livre, como explorações, jogos, dinâmicas e músicas, esta atividade tem como objetivo, estimular o conhecimento, amor e preservação da flora e fauna, principalmente em relação à Mata de Araucária, típica a região.

Tirolesa Noturna

Atividade paga – Nas sextas e sábados, às 19h e 20h30, a empresa Zoom Aventura realizará a atividade de tirolesa noturna pela Trilha do Rio Sapucaí, uma aventura noturna com 450 metros de extensão e 70 metros de altura em um cenário fascinante. O valor é de R$ 80,00 por pessoa. (Crianças com menos de 35 kg pagam meia; limite de peso: 110 kg) *essa atividade é regulamentada pelo Contrato de Permissão de Uso.

Trilhas monitoradas

As principais trilhas do parque de Campos do Jordão serão monitoradas em dias específicos, abordando as temáticas de fauna, flora e conservação, ressaltando os atributos naturais e históricos da unidade. O horário de saída é sempre às 10h. Nos dias 07, 09 e 21/07, será realizada a Trilha da Cachoeira, de nível fácil. Nos dias 15, 19, 22 e 28/07, Trilha dos Campos, de nível médio. Nos dias 08, 14, 26 e 29/07, Trilha da Celestina, de nível difícil. Para mais informações sobre as trilhas, acesse o site do parque.

Exposições guiadas

Fazenda da Guarda - Horto Florestal de Campos do Jordão
Fazenda da Guarda – Horto Florestal de Campos do Jordão. Foto: CamposdoJordaoCultura.com.br

Nos dias 05, 12, 15, 22 e 27/07, às 14h, acontecem visitas à Exposição Limpeza das Águas, que mostra o cenário atual do Rio Sapucaí e propõe uma reflexão sobre como a sociedade se relaciona com ele, os passivos ambientais que o prejudicam, suas consequências e também como o Parque, enquanto Unidade de Conservação que é atravessada pelo rio, pode atuar como espaço educador.

Já nos dias 06, 09, 19, 21 e 28/07, às 14h, a Exposição Resgate Histórico Cultural do Horto Florestal de Campos do Jordão mostra as diversas fases do Parque desde quando as terras pertenciam à família Godoy, a “Fazenda da Guarda”, até os dias atuais, assim como a identidade colaborativa que formou várias famílias e legitimou a construção de um Parque Estadual.

Oficinas

Nos dias 06, 13, 20, e 27/07, às 10h, a Oficina Turismo Ecológico traz ao visitante a oportunidade de fazer uma trilha com ênfase em técnicas de fotografia e turismo ecológico. Ao longo da atividade, apresenta-se o conceito de Unidade de Conservação, a importância do meio ambiente e como é inserido o turismo dentro das determinações para conservação desse meio.

Nos dias 05 e 12/07, às 10h, acontecem as Oficinas da Mata Atlântica, com trilhas monitoradas de forma interpretativa com ênfase em assuntos relativos a este bioma. A abordagem do conteúdo na trilha será feita por meio de brincadeiras, dinâmicas e experimentos, transmitindo o conteúdo de uma forma mais lúdica e prática, destacando características de fauna e flora local.

Ambiente de Leitura

Durante todos os dias da programação, das 9h às 17h, o público terá um ambiente de leitura à disposição, organizado ao ar livre, com conteúdos relacionados ao meio ambiente.

Workshop Cozinha Sustentável

Todas as sextas-feiras de julho, às 11h o Restaurante Dona Chica realizará um bate-papo sobre as boas práticas sustentáveis dentro da cozinha e na escolha de cardápios, com demonstração prática ao ar livre.

Serviço
Horto Florestal de Campos do Jordão
Endereço: Av. Pedro Paulo, s/n° – Campos do Jordão – SP
Telefones: (12) 3663-3762/ (12) 3663-1977/ (12) 3663-3804
E-mail: pe.camposdojordaoup@fflorestal.sp.gov.br
Atendimento: de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h.

This post will expire on Saturday July 28th, 2018 – 12:34pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.