Céu “abriu” e eclipse lunar + super lua serão vistos de Campos do Jordão em diversos pontos da cidade. [Que as nuvens não voltem hoje!]

Foto: Tadeu Sales

Apesar do céu parcialmente nublado e da forte chuva da tarde desse domingo, no momento do fechamento dessa matéria (21h) a lua estava totalmente visível, e assim deverá permanecer, em diversos pontos da cidade como por exemplo na região do Portal, em Vila Jaguaribe, Capivari e Alto da Boa Vista.

Foto: AP
Registro de eclipse lunar em 2011 visto das Filipinas – Foto: AP

A ocorrência dos dos fenômenos simultâneos, o eclipse lunar total e a superlua, ocorre uma vez a cada 30 anos e segundo a astrônoma Patricia Spenelli disse ao portal Terra “Ela [a lua] começa a ficar mais obscurecida, com uma cor mais avermelhada. De repente, vai desaparecer completamente, por volta das 23h30 ou 23h40 e, depois, começa a aparecer de novo”.

O processo completo, porém, começará por volta das 22h, quando a lua passará a entrar na sombra da Terra.

Eclipses como de hoje preocupam a NASA

Os cientistas temem que a falta de luz solar devido ao eclipse deixe sem energia uma de suas naves mais importantes, a Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), cuja missão é explorar e monitorar a Lua, satélite natural da Terra.

“Duas coisas acontecem durante um eclipse: fica muito frio e não há luz para carregar as baterias (da nave). Com o eclipse, a nave vai ficar sem luz direta do Sol por cerca de três horas”, disse à BBC o cientista da Nasa Noah Petro.

Apesar do temor da Nasa, a agência espacial americana já passou, com êxito, por outros três eclipses lunares nos últimos 17 meses.

This post will expire on Monday September 28th, 2015 – 12:56am.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

Leave a Comment