Cineclube Araucária fez “brilhar” o cinema em Campos do Jordão no ano de 2015

1º Festival Curta Campos do Jordão vai fechar com chave de ouro o calendário 2015 do cineclube

Foi 2015 o ano que o cinema “brilhou” em Campos do Jordão! O Cineclube Araucária com o apoio do Programa de Ação Cultural de estado de São Paulo –  ProAC e em parceria com a AMECampos – Associação dos Amigos de Campos do Jordão, Secretaria Municipal de Cultura, Oficina de Artes Rosina Pagan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Escola Estadual de Vila Albertina, recém nomeada Escola Professor Camargo Freire fez brilhar as telas de projeção em Campos do Jordão.

Só no Espaço Cultural foram 10 mostras temáticas

No Espaço Cultural Dr. Além, tradicional local de cinema em Campos do Jordão, nada mais nada menos que 10 mostras temáticas de cinema foram realizadas durante o ano. Mais recentemente como parte da programação da I Jornada Literária de Campos do Jordão – Pedro Paulo Filho foram exibidos 4 filmes, já na semana da Criança a “casa lotou” com alunos da rede escolar do município com a Mostra de Cinema Infantil. Teve ainda a participação de Campos do Jordão na 9ª edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos e da 14ª edição da Mostra do Filme Livre ambas com a participação de Campos do Jordão viabilizada pelo Cineclube.

No Conjunto Habitacional Altos da Serra (CDHU) e no Campus do SENAC Campos do Jordão o cineclube levou filmes sobre o tema sustentabilidade.

Perpetuando a história

Cervantes Sobrinho, presidente do Cineclube Araucária na Biblioteca do Memorial Cine Gloria
Cervantes Sobrinho, presidente do Cineclube Araucária na Biblioteca do Memorial Cine Gloria

Em abril o Cineclube também criou e inaugurou a primeira Biblioteca de Cinema de Campos do Jordão e o Memorial Cine Glória, instalados e funcionando no piso superior do Espaço Cultural Dr. Além, área denominada Complexo Cultural Edmundo Ferreira Rocha, por sugestão do Cineclube Araucária.

Cinema e Música – tudo a ver!

Neste ano, o Cineclube também deu conta da programação Cine Garagem realizada em parceria com a AMECampos – Associação dos Amigos de Campos do Jordão, através de sessões mensais (sempre no primeiro sábado de cada mês) foram exibidos 12 filmes escolhidos em função do calendário oficial de turismo da Cidade. E ainda em parceria com a AMECampos teve quinta edição do Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão, um programa em que os filmes projetados na tela têm a trilha sonora executada ao vivo por artistas do porte de Sandra Tonin (pianista), Newton Zago (pianista), Milena (cantora), Joan Barros (violonista) e Airton Roberto (pianista).

Teve ainda uma exposição de Cartazes de filmes em homenagem a Alberto Cavalcanti na sede da AMECampos sob curadoria do Cineclube Araucária.

Na AMECampos a musica e o cinema deram-se as mãos com o Cine Musica
Na AMECampos a musica e o cinema deram-se as mãos com o Cine Musica

Ensinando a Sétima Arte e plantando a semente!
1º Festival Curta Campos do Jordão.

De olho no futuro, aconteceram as Oficinas de Cinema para alunos da Escola Estadual da Vila Albertina.  O resultado será mostrado ao público em geral num evento que acontecerá entre os dias 11 e 13 de dezembro, no Espaço Cultural Dr. Além e que recebeu o nome de 1º Festival Curta Campos do Jordão.

Os trabalhos realizados pelos alunos das Oficinas de Cinema serão avaliados, com vistas à premiação de Melhor Curta Documentário e Melhor Curta de Ficção por um júri composto por profissionais consagrados e que inclui o diretor Jeferson De (Carolina / Bróder / O Amuleto), a roteirista Cristiane Arenas (O Amuleto / A Garota e as Estrelas / Aguasala) e a tradutora e produtora Sylvie Giraud.

Os Curtas Metragens realizados pelos jovens cineastas jordanenses que serão projetados na tela grande do antigo Cine Glória são: Gênesis: da Defesa ao Ataque, de Amanda Silva e Juan Carlos; O Mistério da Torre, de Brandon Vieira; 1972 – Campos do Jordão Parou, de Leonardo Alves, Vinícius Braga e Wellington Ventura; O Carneiro e a Charmosa, de Rodrigo Bastos; As Últimas Palavras, de Gabriela Sancksmo e O Dia Que Tudo Deu Errado, de Gabriela Lemes e Ítalo Melo.

Também serão exibidos filmes realizados em outras regiões do país por profissionais com maior experiência no trabalho de produção audiovisual e que se interessaram em ter seus filmes exibidos em nosso 1º Festival de Curtas Metragens. Entre eles estão: Mamulengo, nas Linhas da Mão, de Natália Alvarenga (MG); Creep Mirror, de Rafael Ervolino (SP); ½ Kg, de Andréa Mendonça (SP); A Fábula da Corrupção, de Lisandro Santos (RS); A Ilha, de Alê Camargo (DF); O Guitarrista no Telhado, de Guto Bozzetti (RS); Sete Vidas, de Zé Mucinho e Marcelo Spomberg (MG); Bud’s Songs Time, de Hélder Nóbrega (SP) e O Samba do Pica Pau, de Edgard Bittencourt (SP). O 1º Festival Curta Campos do Jordão termina no dia 13 de dezembro com a exibição do filme de encerramento: O Amuleto, de Jeferson De, seguida da revelação dos curtas vencedores de acordo com a decisão do Júri e a respectiva premiação que, além do Troféu Araucária de Cinema, inclui um prêmio estímulo em dinheiro para o melhor Curta Documentário e Melhor Curta de Ficção. Todas as sessões terão entrada franca e todos os amantes da chamada Sétima Arte são nossos convidados especiais.

Bons ventos!

Tem muito mais cinema em Campos do Jordão em 2016. O Cineclube Araucária foi agraciado novamente com o prêmio do ProAC para o ano que vem. 🙂

This post will expire on Sunday December 13th, 2015 – 10:21pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

COMMENTS

Comments are closed.