Dicas de como fazer a sua Páscoa mais saudável

A Páscoa está chegando e, com isso aumenta a procura pelos ovos de chocolate, caixas de bonbons e outras guloseimas associadas a este delicioso e irresistível doce que a maioria das pessoas tem adoração.

Pensando nas pessoas que se preocupam com a saúde e estética e que desejam manter um padrão alimentar adequado, mas que não abrem mão de saborear pelo menos um pedacinho dessas gostosuras de chocolate, a nutricionista e diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Cibele Gonçalves, dá uma dica bem simples, mas eficaz: na hora de comprar ovos de Páscoa ou outros produtos relacionados, é recomendado escolher os que tenham menor teor de gordura saturada. Ela salienta que a leitura dos rótulos é fundamental para uma escolha assertiva.

“Devido ao valor calórico elevado, o consumo de chocolate deve ser feito com moderação, no máximo 30g ao dia e, quando consumido de forma consciente, o chocolate pode ser um aliado para a saúde, principalmente a do coração” – afirma a especialista.

Cibele ainda explica que o valor calórico entre os tipos de chocolate varia entre 400 a 500 calorias a cada 100 gramas, sendo o amargo o mais indicado para consumo, devido maior quantidade de cacau em sua composição, quando comparado ao chocolate branco, que é quase exclusivamente gordura e açúcar, sendo o consumo deste (em excesso) prejudicial à saúde.

Para finalizar a nutricionista ressalta que quando adicionado aos ovos de Páscoa, oleaginosas como: avelãs, castanhas e amêndoas, embora mais calóricos, os produtos se tornam mais saudáveis do ponto de vista nutricional, pois as oleaginosas, possuem gorduras insaturadas que são cardioprotetoras, ou seja, benéficas ao coração. Ela ainda salienta que é importante ter atenção as versões trufadas e recheadas que deixam os ovos mais calóricos, sem um benefício nutricional agregado, como no caso do acréscimo das oleaginosas

Leia abaixo algumas dicas da nutricionista que podem tornar a Páscoa mais saudável:

  • Para manter uma alimentação equilibrada, ao comer chocolate, evite o consumo de outros alimentos gordurosos, como por exemplo: frituras e carnes gordas;
  • Inclua nas refeições, frutas e verduras;
  • Abra um ovo de Páscoa por vez, dividindo-o em pedaços pequenos, limitando o consumo diário; evite o exagero;
  • Não deixe todos os ovos à vista, evitando assim a tentação de querer experimentar todos de uma só vez.

This post will expire on Sunday March 27th, 2016 – 10:30pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Jornalista diplomada, Assessora de Imprensa e mantem o conteúdo sobre moda, saúde e beleza.