Escola Dora Lygia realiza sua tradicional Festa Junina no próximo sábado

Festa contará com quadrilhas infantis e juvenis, barracas com delícias típicas, brincadeiras e muito mais

Para a origem das Festas Juninas temos duas explicações: a primeira diz que esta festa surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam e ainda ocorrem durante o mês de junho e eram realizadas para homenagear três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João.

Esta festividade foi trazida ao Brasil pelos portugueses ainda na época colonial. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

E para não fica de fora desta comemoração tão importante para a cultura brasileira, a Escola Dora Lygia realiza todos os anos, desde 1981, sua tradicional Festa Junina, que este ano acontecerá no sábado, 10 de junho, a partir das 14h30 e terá as apresentações das tradicionais quadrilhas infantis e juvenis, realizadas pelos alunos, barracas com comidas e bebidas típicas e muitas brincadeiras.

Entre as barracas de comidas e bebidas típicas temos a famosa quirera, os deliciosos pastéis e entre eles o pastel de broto de bambu, pizza, cachorro quente, espetinhos e doces, além do quentão e do vinho quente, bebidas tradicionais das Festas Juninas. Já entre as barracas de jogos podemos citar a pescaria, o tiro na lata, entre outras.

A festa ainda conta com o Concurso da Rainha da Pipoca e do Rei do Amendoim realizado entre as salas dos ensinos infantil e fundamental e o charmoso Correio Elegante.

A Festa Junina da Escola Dora Lygia é aberta para quem quiser participar e é realizada na própria escola que fica localizada na Av. José A. Manso, 235 – Vila Lolly – Campos do Jordão/SP. O estacionamento da APAE estará disponível gratuitamente e contará com segurança.

Sobre a Escola Dora Lygia
A Escola Dora Lygia, que atualmente possui 198 alunos, foi criada em 1980 e, em 1994 associou-se ao Sistema de Ensino Pueri Domus de São Paulo, de quem até os dias atuais recebe apoio pedagógico, oferecendo a seus professores cursos periódicos de reciclagem e conhecimento com profissionais gabaritados.

Serviço
Festa Junina da Escola Dora Lygia

Data: 10 de junho de 2017
Horário: a partir das 14h
Local: Escola Dora Lygia Cersósimo Richieri
End: Av. José A. Manso, 235 – Vila Lolly – Campos do Jordão – SP
Entrada franca
Estacionamento gratuito com segurança na APAE

This post will expire on Saturday June 10th, 2017 – 11:58pm.

Compartilhe!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Jornalista diplomada, Assessora de Imprensa e mantem o conteúdo sobre moda, saúde e beleza.