Eudóxia de Barros, a grande dama do piano brasileiro volta a se apresentar em Campos do Jordão

O Toriba, o hotel mais musical de Campos do Jordão, tem no sábado 10 de Novembro as 19 horas, um recital dos mais especiais. Quem volta a se apresentar no Steinway da Sala da Lareira é Eudóxia de Barros, a grande dama do piano brasileiro.


A pianista faz um apresentação com repertório variado, que começa com peças emblemáticas de compositores como Mozart, Liszt e Rachmaninoff e tem na segunda parte uma pequena coleção de peças de compositores brasileiros. Para encerrar o recital, Eudóxia de Barros toca a célebre “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro”, obra para piano escrita no Rio de Janeiro em 1869 pelo compositor americano Louis Gottschalk.

 

DEFENSORA DA NOSSA MÚSICA – Eudóxia de Barros é verdadeiramente uma lenda da música erudita brasileira. Dona de extenso e premiado currículo, tem mais de sessenta anos de carreira e mais de três dezenas de discos gravados. Conjuga o domínio do instrumento do ponto de vista técnico com uma concepção estética da interpretação pianística que se identifica perfeitamente com a música brasileira.

 

Grande defensora da nossa música, Eudóxia de Barros é reconhecida pela divulgação de autores nacionais, e por levar a música erudita brasileira aos mais diversos pontos do Brasil. É membro da Academia Brasileira de Música (desde 1989) e presidente do Centro de Música Brasileira, entidade criada em 1984 que se ocupa da defesa e difusão da música erudita brasileira.

 

Eudóxia de Barros tem quase uma centena de obras dedicadas a ela por alguns de nossos mais importantes compositores eruditos. Foi a primeira intérprete a executar no Brasil o “Concerto nº 1” de Heitor Villa-Lobos, isso quando tinha apenas 16 anos. Um dos compositores a quem mais se dedicou foi Ernesto Nazareth, tornando-se uma de suas principais intérpretes e referência obrigatória quando o assunto é este compositor carioca – não por acaso, neste novo recital que faz no Toriba ela volta a incluir no programa uma obra de Nazareth

 

O PROGRAMA

Mozart – Fantasia em ré menor e Marcha Turca (3° movimento da Sonata K331)

Ernesto Lecuona – Damisela Encantadora

Rachmaninoff – Prelúdio op. 23 nº 5

Liszt – Rapsódia nº 6

Osvaldo  Lacerda – Estudos nº 4 e nº 6

Camargo  Guarnieri – Ponteios nº 45 e nº 49 e Dança Selvagem

Ernesto Nazareth – Sarambeque

Zequinha de Abreu – Alma em delírio e Sururú na cidade

Gottschalk – Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro

SERVIÇO – As apresentações do programa Toriba Musical são gratuitas para hóspedes do hotel e para clientes do Terraço Panorama, do Bar Vindima e dos restaurante Pennacchi e Toribinha Bar & Fondue.

 

O Hotel Toriba fica na Avenida Ernesto Diederichsen 2962, Campos do Jordão, SP. Na web,www.toriba.com.br

 

Informações e reservas pelos telefones 0800-178179 e (12) 3668-5000.

This post will expire on Sunday November 11th, 2018 – 8:08pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Redação do portal Guiacampos.com - Campos do Jordão na Internet