Festa do Pinhão será em Vila Capivari no final de junho

Fotos divulgação (Douglass Fagundes)

Talvez seja a mais tradicional festa típica de Campos do Jordão, e chegando em sua 54ª edição a Festa do Pinhão já tem data marcada para acontecer e será nos últimos dois finais de semana de junho.

A principal mudança neste ano é o local de realização do evento que será em Vila Capivari, centro turístico da cidade.

A Festa do Pinhão, durante quase toda sua existência, desde o ano de 1961 até o ano de 2004, foi organizada e incentivada pelo Lions Clube de Campos do Jordão.

“Idealizada pelo Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo e iniciada no ano de 1961, na gestão do Dr. José Ariosto Barbosa de Souza, quando Presidente do Lions Clube de Campos do Jordão. A Festa do Pinhão, durante quase toda sua existência, desde o ano de 1961 até o ano de 2004, foi organizada e incentivada pelo Lions Clube de Campos do Jordão. A partir de então, passou a ser organizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal.” informa o site Campos do Jordão Cultura que completa “A Festa do Pinhão de Campos do Jordão já foi considerada, a mais tradicional da Cidade, desde sua criação no ano de 1961, atraindo turistas e jordanenses que todo ano apreciavam exposições agropecuárias, shows, bailes de gala e desfiles.”.


Nota do Editor

A ida da Festa do Pinhão para Vila Capivari na pratica é a migração de um evento que se caracterizava como da população local, para longe dessa população.

É evidente que qualquer pessoa tem o direito de ir até o centro turístico para participar da festa, o que seria louvável, entretanto a distância da população ao local do evento se traduzirá na prática numa mudança de público e não numa soma de públicos que seria o melhor a acontecer.

Somar seria realizar o evento em Vila Abernessia, onde a maior parte população local está e torná-lo, de forma criativa, suficientemente atraente para que o turista se deslocasse até ele. Ai sim seria um ganho, um passo real na direção de descentralizar o turismo beneficiando a integração entre população e visitantes, e contribuiria ainda para o comercio de Vila Abernessia que também precisa sobreviver.

Mas e as vantagens?

Sim elas existem! Maior facilidade de atrair patrocinadores uma vez que o evento estará num local onde circulam as pessoas com maior capacidade de consumo, além de maior fluxo de público e de gasto no evento, pelos mesmos motivos.

Vale lembrar que há poucos dias, menos de um mês, acompanhamos a realização de um evento religioso no Centro de Eventos André Franco Montoro, local em Vila Abernessia, construído para realização de eventos e que certamente poderia abrigar a Festa do Pinhão, e que facilitaria a participação da comunidade local.

E você? O que acha da mudança da Festa de Local? Comente abaixo!

 

This post will expire on Friday June 12th, 2015 – 1:03am.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

COMMENTS

Leave a Comment