Fotógrafos consagrados capturam espírito de hotel ícone da Serra da Mantiqueira e reúnem imagens em livro

Cassio Vasconcelos, Cristiano Mascaro, Delfim Martins, Du Zuppani e Tuca Reinés assinam fotografias de Toriba – ensaios fotográficos, que marca os 75 anos do hotel e será lançado nesta segunda-feira (20). Imagens ampliadas integram exposição paralela à SP-Arte/Foto/2018 e aberta ao público em São Paulo

Incluindo 120 imagens, entremeadas por leve texto sobre a cidade de Campos do Jordão e o mais clássico hotel da região, o livro de arte Toriba – ensaios fotográficos será lançando na segunda-feira (20) em São Paulo. A obra marca os 75 anos do Hotel Toriba. Inaugurado por Ernesto Diederichsen e Luiz Dumont Villares, a propriedade é um marco na história do turismo e na cultura de Campos do Jordão, recebendo gerações de famílias paulistanas, cariocas e de outros estados do país.

 

Cassio Vasconcelos, Cristiano Mascaro, Delfim Martins, Du Zuppani e Tuca Reinés trilharam o território do hotel e suas terras em busca da captura do espírito do local, ícone da hotelaria de montanha. O resultado é sensível e único, enfatizando também o estilo e a assinatura de cada um dos experientes fotógrafos. A narrativa em imagens transita pela história de Campos do Jordão e do hotel, mostrando como a mesma construção e o entorno podem ser tão diferentemente vivenciados e percebidos quando fotografados por cinco profissionais de características diversas.

 

A Metalivros, editora pela qual a obra nasce, é também responsável pela publicação do primeiro livro em torno do o hotel: O Toriba na Cultura de Campos do Jordão, lançado em 2007.  Em Toriba – ensaios fotográficos os colaboradores foram escolhidos a dedo por Ronaldo Graça Couto, editor da obra. Se cada fotógrafo possui marca nitidamente particular, em conjunto, desenham um panorama amplo e belo, como um álbum de experiências individuais, que juntas formam o caráter coletivo desta obra, para ser percorrida, guardada e, periodicamente, revisitada.

 

O lançamento do livro ocorre na próxima segunda-feira (20), com momento para autógrafos no Lounge One do Shopping JK Iguatemi. O evento marca também o início da exposição de 25 imagens assinadas que integram o livro, cuidadosamente selecionadas e ampliadas. As fotografias podem ser apreciadas pelo público em geral entre 21 de agosto e 2 de setembro, no Hall Concierge do shopping, em paralelo a badalada 12ª edição SP-Arte/Foto.

This post will expire on Thursday August 23rd, 2018 – 7:28pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Redação do portal Guiacampos.com - Campos do Jordão na Internet