Meninas Cantoras se apresentam com Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e convidados

O evento, que terá entrada franca, reunirá 160 pessoas em cena para apresentar a obra mundialmente conhecida Carmina Burana no Parque Vicentina Aranha neste domingo (18) as 10h30

As Meninas Cantoras de Campos do Jordão, projeto realizado pela AMECampos – Assoc. dos Amigos de Campos do Jordão, sob patrocínio do TORIBA Hotel, Restaurantes & SPA e apadrinhamento do Boulevard Geneve, Restaurante Materhorn, Pousada das Hortênsias, Escola Dora Lygia, Grupo Confiance Hotéis e Restaurante Baden-baden se apresenta neste domingo (18) as 10h30 em São José dos Campos no Parque Vicentina Aranha juntamente com a OSSJC – Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e o Coral da Secretaria de Educação de São José dos Campos. Nesta participação as Meninas Cantoras de Campos do Jordão contarão ainda com apoio da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, através da Secretaria de Educação, que viabilizou o transporte das meninas não somente para apresentação, mas também para o ensaio coletivo.

É o Piquenique Sinfônico, evento já tradicional que celebrará o final de 2016! Um grandioso espetáculo que apresentará a obra mundialmente famosa Carmina Burana, composição vigorosa e arrebatadora que conquistou palcos e mídia com sua poderosa sonoridade. Para executar a peça, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos acompanhará os solistas Carla Domingues (soprano), Jabez Lima (tenor) e Vinicius Atique (barítono), o Coro Jovem Joseense, bem como os coros infantis Coral da Secretaria Municipal de Educação e Meninas Cantoras de Campos do Jordão, somando cerca de 160 pessoas em cena.

 

Meninas Cantoras de Campos do Jordão, que se apresentam neste domingo (18) no Piquenique Sinfônico
Meninas Cantoras de Campos do Jordão, que se apresentam neste domingo (18) no Piquenique Sinfônico

 

Carmina Burana, Carl Orff (1895-1982)

O nome desta Cantata, muito conhecida pelo público, origina-se da publicação em 1847 de uma coleção de 254 poemas e textos dramáticos contidos em manuscritos dos séculos XI e XII, encontrados em um velho mosteiro chamado Benediktbeuren, na Alemanha. O editor deu à coleção um título em Latim que significava Canções (Carmina) de Beuren, abreviando o nome do local onde foram encontrados. Na coleção havia poemas de monges e de eruditos viajantes em latim medieval, assim como versos no vernáculo do alemão falado no fim da Idade média, além de pinceladas de dialetos provençais.

O que caracteriza os poemas utilizados nesta obra é a fuga dos temas religiosos. São tratados assuntos cotidianos e a parábola da Roda da Fortuna, que influencia o destino de todos os seres humanos.

O coro forte e a marcação pulsante da percussão são características únicas da obra, composta em 1937 pelo alemão Carl Orff (1895-1982), que ainda faria mais duas Cantatas inspiradas nos poemas considerados profanos: Catuli Carmina (1943) eTrionfi Dell’Afrodite (1952). Carmina Burana é dividida em movimentos, temos vinte e cinco deles, sendo o último uma repetição do primeiro movimento.

Parque Vicentina Aranha – São José dos Campos

Parque Vicentina Aranha - São José dos Campos
Parque Vicentina Aranha – São José dos Campos

O Parque Vicentina Aranha encerra o ano de 2016 com uma média de 70 mil frequentadores mensais que puderam aproveitar toda a intensidade e a multiplicidade da programação oferecida. A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos também encerra sua Temporada 2016 com 14 concertos artísticos, que foram apreciados por mais de 24 mil pessoas, e 48 Concertos Didáticos, realizados em 25 escolas da Rede Municipal de Educação para mais de 8 mil alunos e professores. Para este Piquenique Sinfônico, é aguardado um público acima do último concerto da OSSJC no Parque, o Piquenique Sinfônico de Aniversário do Parque Vicentina Aranha, que ocorreu no mês de Abril e reuniu 8 mil apreciadores da música erudita.

O Piquenique Sinfônico de Natal é uma realização da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, produzido pela AFAC – Associação para o Fomento da Arte e da Cultura. Conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, do Laboratório Oswaldo Cruz e da Construtora Tavares Filho; apoio da Artesane Gelateria, Colégio Planck, Hotel Dan Inn e da UNIMED SJC; promoção da rádio Jovem Pan, do jornal O Vale e do Portal Meon.

 

Serviço:
pva16_dez_cartaz_sinfonica_webPiquenique Sinfônico – Parque Vicentina Aranha
18/12 – Domingo – 10h30 – Entrada Franca
Orquestra Sinf. de S. J. dos Campos, Meninas Cantoras de Campos do Jordão e convidados
Food Trucks e Food Bikes estarão presentes no evento das 10h às 15h. – Mais informações

Meninas Cantoras de Campos do Jordão
Outras informações e contato: AMECampos – (12) 3662-2611
Informações para imprensa: VPress Assessoria de Imprensa e Comunicação
veritb@gmail.com – (12) 99749-9458

 

 

 

This post will expire on Sunday December 18th, 2016 – 8:42pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.