Moringa da Mantiqueira propõe gastronomia elegante inspirada na culinária caipira

Fotos: Suzana Reis e Victor Kiyohara

Apresentado hoje ao público pelos chefs Vitor Rabelo, Vitor Pompeu e o restauranter Anderson Oliveira o Moringa da Mantiqueira, que promete ser “a casa da Mantiqueira” em Campos do Jordão tem ingredientes regionais no centro da gastronomia autoral proposta pelo novo empreendimento.

No coquetel de lançamento realizado nesta quarta-feira (3), foram servidas versões finger food das iguarias que compõem o rico cardápio. O Guiacampos.com esteve lá para conferir!

Autenticidade! Essa é uma das marcas do restaurante Moringa Mantiqueira, que trabalha ingredientes artesanais únicos de produtores da região.

A inspiração do nome veio da água, um bem precioso e que tem papel importante na formação do terroir da Mantiqueira, onde os chefs Vitor Rabelo, Vitor Pompeu e o restauranter Anderson Oliveira garimpam as riquezas usadas na cozinha autoral.

“A tradição da culinária caipira está presente em pratos com inovações técnicas e interpretações. Aliado a isso, oferecemos um serviço cuidadoso e profissional mantendo, a hospitalidade do interior”, afirma Vitor Rabelo.

Cardápio surpreende pela versão elaborada e elegante da culinaria caipira da Mantiqueira

A Mantiqueira vêm se destacando pela produção de itens exclusivos com enorme qualidade e diferencial, como os azeites, queijos, cervejas, vinhos e produção orgânica de forma geral. O cardápio do Moringa Mantiqueira, desenvolvido pelo chef Vitor Rabelo, valoriza essa diversidade e a cultura verdadeira do local, destaque para alguns pratos como o Jarret de leitão Del Venetto com angu de fubá de milho criolo, banana grelahda e couve refogada e o Doce de pão da vovó servido com creme inglês e cacau, esse inspirado em receita que possui mais de 70 anos, feita pela avó do chef, dona Clarinda.

Nos almoços de final de semana a casa servirá ainda opções de proteínas assadas: Cordeiro, Bife de Chorizo, Pernil de Leitão, Truta e Galetinho; com guarnições inspirados na cozinha caipira: feijão do tropeiro, saladinha de couve e azedinhas, mini arroz cremoso do Vale, salada cremosa de batatas.

Seguindo o conceito de valorização dos ingredientes nacionais, a carta de vinhos, desenvolvida pelo sommelier Francisco Lima, é composta exclusivamente por rótulos brasileiros, com destaque para os vinhos da Mantiqueira como da vinícola Guaspari (Espírito Santo do Pinhal-SP) e Baú 9,4 (São Bento do Sapucaí-SP). A carta de coquetéis também traz releituras de clássicos, utilizando elementos regionais e drinks autorais, todos elaborados pelo barman Gabriel Ribeiro, como exemplo o Sangue da Serra, versão do Bloddy Mary utilizando o Tomate de Árvore.

Muito além de um restaurante convencional, o Moringa Mantiqueira será um espaço de valorização da cultura gastronômica regional.

“Os produtos que tanto nos encantam não estão só no cardápio, mas no nosso armazém, onde os clientes encontram queijos, embutidos, geleias, hortaliças orgânicas, cachaças, cervejas, vinhos e outros itens da nossa região”, afirma Anderson Oliveira.

E como a ideia é dar destaque para os produtores, muitas vezes pouco conhecidos, o restaurante também vai contar com um espaço para palestras, oficinas e degustações com esses profissionais.

“Achamos importante essa experiência ‘do campo à mesa’. Essa relação precisa ser cada vez mais fortalecida, não só para fazermos um resgate cultural, mas contribuirmos para o desenvolvimento econômico local e sustentável”, explica Vitor Pompeu.

A partir de agosto a agenda de atividades do Moringa Mantiqueira também vai incluir Expedições Gastronômicas. Durante visitas às propriedades, os clientes vão acompanhar o processo de produção dos ingredientes, participar de degustações e entender todo o processo por trás de cada item.

“Acreditamos que esse olhar traz uma visão diferenciada para alimentação. Essa iniciativa visa oferecer uma vivência turística de lazer e também educativa”, diz Vitor Rabelo.

O restaurante Moringa Mantiqueira reúne os chefs Vitor Rabelo e Vitor Pompeu, que desenvolvem pesquisas sobre ingredientes e produtores da região, já consolidadas no projeto “Saberes da Mantiqueira”, e do restauranter Anderson Cesar Oliveira, que soma ao grupo com sua expertise e visão estratégica. Todos são professores no curso de Gastronomia do Senac Campos do Jordão.

Vitor Rabelo: Com quase 10 anos de experiência em Gastronomia, é graduado pela faculdade Estácio de Sá Belo Horizonte – MG (2013) e Pós-Graduado em Cozinha Brasileira pelo Senac-SP (2014). Já passou por restaurantes renomados de Belo Horizonte, como o “Ouro Minas Palace Hotel”, “Trindade” e “Alma Chef”, e “Mina”, do hotel Botanique, em Campos do Jordão. Foi vencedor do Concurso Cultural de Receitas de Gastronomia da Montanha (2014) no Senac Campos do Jordão na categoria Chef Profissional.

Vitor Pompeu: Sócio-proprietário e chef de cozinha do restaurante Sauá e da Pousada Bicho do Mato (Gonçalves-MG), tem mais de 15 anos de experiência em Gastronomia. Tem passagens pelos restaurantes Serafina, Seo Gomes, Vila Über, Armazém da Vila, além de ter estagiado no D.O.M. e Dalva e Dito em São Paulo. Em São José dos Campos, esteve à frente do Sant’Onofre e Avelina. Em sua formação técnica possui cursos certificados pelo C.I.A. (CulinaryInstituteofAmerica – EUA), Lenôtre (França) e FundaciónAlícia (Espanha).

Anderson Cesar Oliveira: Restauranter com quase 25 anos de experiência na área de Hospitalidade (Hotelaria, Restaurantes e Eventos), é proprietário do Dona Chica Restaurante. Traz em sua carreira experiências como Gerente Geral do Hotel Serra da Estrela e Hotel Vila Inglesa, em Campos do Jordão, e Gerente de A&B e Eventos no Four Points by Sheraton em Curitiba. Tem MBA em Gestão empresarial na Fundação Getúlio Vargas (2007), é especialista em Gestão de Negócios em Serviço de Alimentação (2005) pelo Centro Universitário Senac São Paulo e graduado em Hotelaria pelo Centro Universitário Senac Campos do Jordão (2003).

Moringa Mantiqueira
Av. Dr Emílio Ribas, 478 | Capivari, Campos do Jordão-SP
Dias de Funcionamento
Todos os dias até o final de Julho
Almoço das 12h00 às 16h00
Jantar das 19h30 às 23h00
Ticket Médio R$ 120,00
Tel.(12) 9 9641-2787
@moringamantiqueira

This post will expire on Wednesday July 10th, 2019 – 11:06pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.