O Abraço da população mudou o destino do Parque dos Cedros – Campos do Jordão

Foto: Tadeu Sales

Últimos detalhes para inauguração do Parque dos Cedros revitalizado.
Últimos detalhes para inauguração do Parque dos Cedros revitalizado. (Foto Vpress)

Após vários anos de degradação e abandono por parte do poder público, a Prefeitura de Campos do Jordão entrega neste sábado, dia 25, às 10 horas, um novo Parque dos Cedros.

Reurbanizado, acessível, projeto paisagístico que merece, após uma considerável adequação o parque finalmente volta a pertencer de fato aos seus legítimos proprietários, a população e visitantes de Campos do Jordão.

A revitalização do Parque dos Cedros propõe que o local, que faz parte das lembranças mais preciosas da infância de muitos moradores da cidade, possa ser utilizado novamente pela família jordanense.

Relembrando os fatos

O parque foi implantado entre o final da década de 1910 e inícios dos anos 20. Segundo José Gonçalves, morador vizinho ao Parque:

“A área pertencia à Geremias Lunardelli, antigo proprietário da atual Chácara Campos do Jordão, hoje de herdeiros de Jayme Watt Longo, vizinha ao Parque. Geremias a transferiu para a Sra. Gessy Loeb. Inicialmente denominado Parque Gessy Loeb, posteriormente Parque dos Cedros e durante um certo período Parque São Francisco, voltando a se chamar Parque dos Cedros. Durante muitos anos foi local de lazer e pratica esportiva, cercada, com brinquedos e espaço para caminhadas. Me lembro muito bem dos monitores, Sr. Toninho Guedes, Dna Antonia, carinhosamente chamada de “Dna Antônia do Parque”, Cristina Rios e o Sr. Jagobo. Por um bom tempo o Parque ficou abandonado à merce de vândalos, ponto de drogas e atos imorais.”

O Abraço da população que mudou o destino do Parque dos Cedros

Foi em 2012, sob liderança dos Escoteiros e com apoio da AMECampos – Assoc. dos Amigos de Campos do Jordão entre outras organizações, escolas e até mesmo órgãos públicos que a população resolveu se manifestar e literalmente abraçou o Parque dos Cedros. A ação chamou atenção da imprensa que repercutiu o caso, o movimento também chamou atenção do Ministério Público que resolveu embargar as obras que aconteciam no Parque, que havia sido literalmente loteado e repartido entre entidades da cidade para que construíssem suas sedes, algumas dessas entidades notadamente não tinham a menor condição de erguer essas construções.

Veja abaixo reportagem de Márcio Correia (Band) da época:

Em 2014 a Câmara dos Vereadores aprovou o projeto de autoria do poder executivo que revogou as cessões de espaço que haviam sido feitas, o que possibilitou à Prefeitura iniciar o processo de revitalização. Após todos tramites legais as obras finalmente tiveram inicio em maio de 2015.

A revitalização foi realizada, com recursos do Governo do Estado de São Paulo, oriundo do DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, verba que segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura todas as Estâncias têm garantida pela Constituição Estadual, é uma verba específica para projetos de fomento. O DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, recebe os projetos, avalia a sua viabilidade e formaliza o convênio.

Os recursos dos convênios que as Estâncias celebram é correspondente à receita composta pela somatória dos Impostos Municipais sobretudo IPTU e ISSQN. Em média, cada município recebe cerca de 11% do que arrecadou em tributos municipais. Há também uma dotação oriunda do Governo do Estado no próprio Plano Plurianual. O orçamento que é disponibilizado para cada cidade, anualmente, também varia de acordo com a participação do próprio município na composição do Fundo de Melhoria das Estâncias. As obras que a Prefeitura de Campos do Jordão está entregando, são oriundas destas verbas, que sempre chegaram ao município, porém, a sua utilização nunca foi transparente.

O investimento no Parque dos Cedros foi de R$ 419.331,67.

Na mesma cerimônia ainda será inaugurada a Urbanização da Praça da Amizade e será feito o lançamento do Gás Natural em Campos do Jordão.

 

SERVIÇO:
Inauguração Parque dos Cedros
Data: 25 de Julho de 2015
Horário: às 10 horas
Local: Parque dos Cedros – Rua Manoel Pereira Alves
Abernéssia- Campos do Jordão – SP

This post will expire on Saturday July 25th, 2015 – 3:58pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

COMMENTS

Leave a Comment