Quem é sua rua? Escola de Campos do Jordão faz exposição de caricaturas de personagens que dão nome as ruas da cidade.

Com certeza você já se perguntou, quem é aquela pessoa que dá nome aquela rua? E foi exatamente essa pergunta que Escola Dora Lygia, uma das mais tradicionais de Campos do Jordão,  fez aos seus alunos.

A resposta veio de forma surpreendente! Uma pesquisa trouxe a biografia, e a criatividade transformou em caricaturas, feitas pelos alunos, aqueles personagens que nem todos sabem quem é.

Frei Orestes Girard,  Victor Godinho, Senador Simonsen, Floriano Rodrigues Pinheiro, Tancredo Neves e o Brigadeiro Jordão são apenas algumas das personalidades retratadas nas 40 caricaturas que estarão expostas ao público no Mercado Municipal a partir dessa segunda-feira (27), como parte dos comemorativos aos 141 anos de Campos do Jordão.
A iniciativa, que foi coordenada pelos Professores Paula Camargo, Mercês Pereira e Mitsuo Okido, contou com total apoio da direção.
“Inicialmente era um “resgate” que há tempos queríamos fazer, mas não sabíamos ainda a melhor maneira de tornar interessante aos alunos, pensávamos que somente a  biografia e a fotografia não geraría grande interesse. Foi quando vimos o projeto que o Paulo Caruso fez no aniversário de São Paulo, caricaturas de algumas pessoas que deram nomes para ruas. Então juntamos a nossa ideia com a dele.” Disse Valéria Pinheiro, coordenadora da Escola, que concluiu “o mais emocionante foi no dia que viram quais os trabalhos foram escolhidos, isto realmente foi muito emocionante, eles [as crianças] viram que conseguiram, e o mais interessante é que tem alunos fazendo a caricatura de toda família agora. O projeto só foi para frente porque temos um corpo docente que se entrega totalmente, e neste foi a professora de artes, de português e o instrutor de informática.”
A Exposição “Quem é sua rua?” acontece até 11 de maio de 2015 e conta com apoio da AMECampos – Asssociação dos Amigos de Campos do Jordão e da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.
“Foi com muito alegria que a Secretaria de Cultura recebeu o convite para conhecer e participar do Projeto “Quem é a sua rua?”, uma iniciativa inédita em nossa cidade que permite aos jovens jordanenses alunos da Escola de dedicarem ao trabalho de pesquisa acerca da nossa Cidade, sua história e alguns de seus principais personagens.” disse Benilson Toniolo, Secretário Municipal de Cultura de Campos do Jordão.
A Escola Prof Dora Lygia Cersósimo Richieri foi fundada em 1981 e a preservação da História e Cultura da Cidade está presente nos valores da instituição que continuamente desafia seus alunos desde as primeiras séries da educação infantil até a conclusão do nível médio, a conhecer e estudar a história do município.
Serviço:
Exposição: “Quem é sua rua?”
de 27 de abril a 11 de maio de 2015
Local: Mercado Municipal de Campos do Jordão
Av. Frei Orestes Girardi, 1109 – Vila Abernessia

This post will expire on Monday May 11th, 2015 – 6:42pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

Leave a Comment