Simulado em Campos do Jordão marca a abertura da Operação Verão 2015-2016 no Estado de SP

Ação será feita pela Coordenadoria de Defesa Civil de Campos do Jordão, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo

Assim como foi feito nos 2 anos anteriores será realizado em Campos do Jordão no dia 6 de dezembro o Simulado de Abandono Emergencial em Áreas de Risco. A ação contará com a participação de todas as Secretarias da Prefeitura.

Haverá atividades de esporte, lazer, educação, cultura e saúde no local escolhido como abrigo provisório (Escola Monsenhor José Vita) durante o tempo em que o Simulado estiver acontecendo.

O local escolhido foi o bairro do Britador, onde em 2000 houve deslizamentos.

O objetivo é o de preparar a população do bairro sobre como agir, caso uma situação parecida como a ocorrida no ano 2000 aconteça. Os moradores serão treinados e capacitados para tomarem providências de maneira rápida e segura, aumentando assim o poder de resiliência da comunidade.

O Simulado faz parte de um projeto da Prefeitura, iniciado em 2013, com um mapeamento das áreas de risco e tomada de medidas preventivas.

Hoje, a Defesa Civil está em nova sede, o trabalho é feito com plantão 24 em todos os dias de semana, a cidade conta com uma estação robotizada para prevenir deslizamentos e também enchentes. A cidade e os agentes está preparada para sinalizar qualquer problema, cerca de meia hora antes dele de fato acontecer.

O Simulado além de treinar a população é uma forma de treinar também os demais agentes. A movimentação do Simulado começará quando 2 moradores de diferentes pontos do Bairro Britador acionarão o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil sobre um deslizamento de terra com 3 vítimas e a inundação de várias residências. Com a chegada das equipes, será visualizado um cenário “virtual” de risco iminente, que culminará com a ordem de evacuação das casas do bairro. A saída dos moradores de forma voluntária será a partir das 10 horas da manhã, no entanto, uma das “vítimas” estará soterrada, em estado grave.

A previsão é que o treinamento se estenda até as 13 horas. No total, serão aproximadamente 1100 pessoas envolvidas entre autoridades e moradores, 286 residências e 60 veículos.

No abrigo será servido almoço para os participantes. A adesão é voluntária, mas é importante que a população se prepare. Em Campos do Jordão, há áreas de risco em todos os bairros, inclusive no Capivari. Na foto, imagem feita no Simulado de 2013, no Bairro Santo Antônio.

This post will expire on Sunday December 6th, 2015 – 10:54pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Redação do portal Guiacampos.com - Campos do Jordão na Internet