SlowFood será tema de evento em Campos do Jordão no próximo final de semana

O SlowFood é um movimento fundado pelo jornalista italiano Carlo Petrini em 1986, que traz como princípio básico o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade e produzidos de forma que respeite o meio ambiente e também os produtores. Seguindo o conceito da ecogastronomia, o movimento se tornou uma associação internacional sem fins lucrativos em 1989 e atualmente conta com mais de 100 mil membros e apoiadores espalhados em 150 países.

Para discutir o tema da organização, que defende o direito ao alimento bom, limpo e justo, o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão promove, de 15 a 17 de abril, o Slow Day, evento com objetivo de promover o debate e interação dos participantes com a filosofia do movimento, que valoriza as economias locais de forma que pequenos negócios como agricultura familiar e produções em pequena escala sem uso de conservantes, de aditivos químicos e de agrotóxicos sejam estimulados e incentivados.

Programação

Durante o programa, Vera Almeida, especialista no tema slowfood discutirá o movimento que valoriza o produtor local e a apreciação da comida para uma alimentação de qualidade. Além disso, será realizada uma visita ao Restaurante Entre Vilas, que aplica este conceito. No local, o engenheiro agrônomo Rodrigo Veraldi, proprietário do estabelecimento, oferecerá pratos, preparados na hora com ingredientes frescos.

O cultivo dos alimentos é uma prática do engenheiro Rodrigo que, no mesmo local do restaurante, mantém o Viveiro Frutopia (com visitação também inclusa no passeio). Na área, são cultivadas frutas vermelhas, como framboesa, amora, uva, mirtilo e nectarina para consumo no restaurante.

Além do aprendizado na sala de aula e na visita técnica, o participante poderá desfrutar das atividades de lazer da cidade de Campos do Jordão para discutir o que foi aprendido com o grupo. A cidade de Campos do Jordão é acolhedora e possui uma beleza natural única, e a imersão favorecerá o networking.

Roteiro completo

As relações entre o alimento e sua libertação passam pelos agricultores, pela salvaguarda de espécies autóctones e pelo empoderamento das populações mais carentes de comida. No livrio Comida e Liberdade, Carlos Petrini nos conta sobre os projetos desenvolvidos em diversas partes do mundo, tanto pelos membros do movimento Slow Food quanto por pessoas interessadas em mudar a realidade de sua região, incluindo políticos e famosos chefs da gastronomia mundial. No decorrer da leitura, você se surpreenderá com o que já aconteceu e com o que ainda pode ocorrer no mundo da gastronomia.
As relações entre o alimento e sua libertação passam pelos agricultores, pela salvaguarda de espécies autóctones e pelo empoderamento das populações mais carentes de comida. No livro COMIDA E LIBERDADE, Carlos Petrini nos conta sobre os projetos desenvolvidos em diversas partes do mundo, tanto pelos membros do movimento Slow Food quanto por pessoas interessadas em mudar a realidade de sua região, incluindo políticos e famosos chefs da gastronomia mundial. No decorrer da leitura, você se surpreenderá com o que já aconteceu e com o que ainda pode ocorrer no mundo da gastronomia. O livro é da Editora Senac e está a venda nas melhores livrarias.

15 de abril | sexta-feira
18h: chegada ao Centro Universitário Senac – Campos do Jordão
18h30: boas-vindas da coordenação
19h: jantar
20h30: passeio no centro turístico de Capivari
23h30: retorno ao campus

16 de abril | sábado
7h: café da manhã
9h: palestra com Vera Almeida, professora de Ecogastronomia e associada do movimento Internacional SlowFood. Participa do Grupo de Trabalho do Centro de Referência da Cultura Alimentar do SlowFood Brasil
11h: saída para o Viveiro Frutopia
12h: visita técnica com explanação do proprietário Rodrigo Veraldi, seguido de almoço no local
16h: retorno ao campus
18h: jantar
20h: noite livre

17 de abril | domingo
9h: café da manhã

Para mais informações, inscrições e valores, entre em contato com o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão pelo telefone (12) 3668-3001, pelo site www.sp.senac.br/universitariocampos ou ainda pessoalmente na unidade.

Serviço:
Slow Day
Data: 15 a 17/4
Centro Universitário Senac – Campos do Jordão
Endereço: Av. Frei Orestes Girardi, 3549, Capivari
Informações e inscrições: 12 3668-3001 ou www.sp.senac.br/universitariocampos
Valores: R$ 985,00 – incluso curso e hospedagem | R$ 580,00 – somente o curso

This post will expire on Sunday April 17th, 2016 – 7:47pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.