Vereador protocola projeto de lei que proíbe charretes em Campos do Jordão

Imagem ilustrativa

Lei não interfere na atividade com cavalos em espaços privados – se restringe ao espaço público em zona urbana

O vereador Luciano Honório (Partido Solidariedade), protocolou nesta segunda-feira (25) na Câmara Municipal de Campos do Jordão, projeto de lei que proíbe o emprego de veículos movidos a tração animal e exploração animal para este fim na zona urbana do município.

Vereador Luciano Honorio (Partido Solidariedade) autor do projeto de lei
Vereador Luciano Honório (Partido Solidariedade) autor do projeto de lei

A iniciativa do vereador se deu devido a sua observação das constantes manifestações da população e também ausência de legislação quanto ao tema. A Petição Pública em favor dos animais que circula na internet e já reúne centenas de assinaturas também foi para o edil, uma sinalização do clamor da sociedade, por uma solução que coíba a utilização dos animais para essa atividades que requer grande esforço por parte dos cavalos.

Para fazer o projeto o vereador conversou com grupos de proteção animal e observou exemplos de outros municípios. É o caso de Curitiba – PR que já tem lei nos mesmos moldes.

Audiências públicas

Serão realizadas audiências públicas para debater o projeto de lei e a expectativa é que a mesma entre em vigor já a partir de agosto deste ano.

“A discussão vira através das audiências públicas, a comunidade, entidades interessadas e os próprios alugadores de charretes serão ouvidos.” disse o vereador em entrevista do Guiacampos.com

Segundo Luciano Honório, são 15 as pessoas autorizadas a explorar essa atividade em Campos do Jordão, o que indica que a proibição não devera trazer impactos sociais de grande vulto para o município. Além disso, alternativas já existem como a utilização dos famosos Tuk-tuks asiáticos para passeios turísticos ao invés das charretes de tração animal.

Defensores dos animais

Para os defensores dos animais que lançaram a petição online pedindo a criação de legislação para a questão, a lei em favor dos animais é simples o objetiva, atendendo os anseios do grupo que denuncia maus tratos e exploração demasiada na atividade de passeios turísticos com charretes.

“A lei atende o nosso objetivo,
 que é a proibição das charretes.”
Dizem os defensores de animais
de Campos do Jordão.

 

Leia também: Em Campos do Jordão, centenas já assinaram documento pela proteção dos animais.

 

This post will expire on Monday February 1st, 2016 – 5:21pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

COMMENTS

Comments are closed.