Biblioteca Municipal de Campos do Jordão Prof. Harry Mauritz Lewin – A importância de repensar um bem cultural

A Biblioteca Municipal de Campos do Jordão Prof. Harry Mauritz Lewin é motivo de orgulho para a cidade. São 55 anos de existência, ao longo dos quais uma grande parte da população vivenciou ali descobertas e experiências, criando um rico manancial de recordações para a vida. São muitas as pessoas que trazem dentro de si lembranças e histórias para contar sobre a Biblioteca.

Na Biblioteca Municipal de Campos do Jordão, poltronas entre as estantes possibilitam uma leitura confortável.
Visão parcial do acervo

Ao longo dos anos a Biblioteca ocupou vários endereços e passou por inúmeras transformações. A fase dos anos iniciais, ainda relativamente pouco documentada, certamente valerá um artigo especial sobre o tema.

A Biblioteca Municipal tem hoje em sua coleção cerca de 20.000 livros. É enorme a gama de títulos nas mais variadas áreas do conhecimento humano. Uma abrangente coleção de literatura brasileira e estrangeira, bem como de poesia, pronta para ter suas páginas abertas e iluminar a imaginação de cada leitor. E são inúmeros os livros de autores jordanenses presentes no acervo. Os livros de não-ficção podem despertar a curiosidade e informar sobre os mais diferentes assuntos. Um impressionante acervo de livros de arte, que com sua riqueza e beleza desvenda a criação de artistas consagrados e explora os movimentos artísticos de diferentes épocas e as mais espetaculares coleções de museus do Brasil e do mundo. Um prazer visual único, capaz de transformar conceitos, opiniões e ampliar enormemente o repertório estético de cada leitor.

A Sala AMECampos conta com TV de alta definição e uma coleção de DVDs disponível.
Sala Multimídia.

Há uma boa coleção de DVDs que podem ser assistidos confortavelmente em equipamentos de boa qualidade à disposição de todos. A Biblioteca Municipal tem ainda uma boa variedade de livros e audiolivros produzidos especialmente para pessoas com deficiência visual.

Uma sala abriga hoje a Biblioteca Infantil Guilherme Monteiro Lobato. É contagiante ver o espaço ocupado por animados alunos de escolas escolhendo com decisão e energia os títulos de sua predileção.

Apesar destes fatos positivos, a Biblioteca Municipal, assim como tantas espalhadas pelo Brasil, enfrenta inúmeros problemas e dificuldades. Como outras pelo mundo ela precisa ter sua função repensada e adaptada aos novos tempos, atualizando a infraestrutura, tecnologia e estimulação para seguir atraindo e encantando antigos e novos frequentadores.

Fachada da Biblioteca Municipal de Campos do Jordão Prof. Harry Mauritz Lewin
A Biblioteca Municipal de Campos do Jordão

A sala dos computadores, a mais procurada hoje na Biblioteca, utilizada para pesquisas e estudos escolares, precisa passar por um choque de inovação e se transformar em um espaço de formação crítica de cultura e cidadania digitais. E também ser utilizada como poderosa área de lazer e integração, pois a boa tecnologia é a que, além de abrir caminhos novos, melhora o convívio.

Precisamos todos incentivar essas mudanças, olhando com carinho para a Biblioteca, que está sempre de portas abertas para todos e contém em si um enorme potencial de realizações e de novas experiências de vida.

Biblioteca Municipal de Campos do Jordão Prof. Harry Mauritz Lewin
Rua Dr. Altino Arantes, 80 – Abernéssia – Tel. (12) 3664-2992
Aberta de 2ª a 6ª, das 8 ás 17 horas

Siga a Biblioteca no Facebook: www.facebook.com/bibliotecacamposdojordao

 

 

Carlos abreu é do grupo ABCJ – Amigos da Biblioteca de Campos do Jordão, é membro efetivo da Academia de Letras de Campos do Jordão e vice-presidente da AMECampos
Carlos abreu é do grupo ABCJ – Amigos da Biblioteca de Campos do Jordão, é membro efetivo da Academia de Letras de Campos do Jordão e vice-presidente da AMECampos

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

COMMENTS

Leave a Comment