Bibliotecas de Campos do Jordão – Instituto Federal: portas abertas para o saber

O conhecimento está por toda a parte em Campos do Jordão. Basta olhar com atenção para abrir um mundo de possibilidades. No coração de Abernéssia bate ritmado um pulsante centro do saber. E o melhor: com uma excelente e bem instalada Biblioteca que pode ser consultada e utilizada por alunos e pela população em geral.

Bibl Inst LogoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo abriu seu câmpus de Campos do Jordão no início de 2009. “No segundo semestre do mesmo ano, ainda que de forma parcial, a biblioteca já estava em funcionamento”, conta Deborah Helena Silva Ferreira, Coordenadora de Apoio ao Ensino, presença fundamental desde os primeiros momentos. Os cerca de 2.500 livros que integram hoje o acervo foram escolhidos em função dos cursos existentes, com publicações voltadas predominantemente para as áreas de informática, administração, engenharia e matemática.

Bibl Inst Livros JavaPara facilitar a rotina dos 500 alunos que frequentam o Instituto em três turnos, a biblioteca funciona mais de 13 horas por dia, das 7h30 da manhã às 9 da noite. A boa organização é assegurada pela dedicação de dois bibliotecários que se revezam ao longo do dia: Vera Lúcia Villas Boas e Kleber Soares de Araújo. “Nossa biblioteca é aberta a toda comunidade. É possível consultar os livros, acessar os computadores, e até mesmo utilizar o espaço para estudar em um ambiente wi-fi”, conta Vera. Atender bem e corretamente cada um dos 1500 frequentadores mensais é um compromisso diário. “Muitas vezes o usuário pensa que a Biblioteca está fazendo um favor em lhe atender, é preciso quebrar esse paradigma, estamos aqui para auxiliar”, relata Kleber. Recentemente o atendimento ganhou um reforço com a chegada de José Paulo de Almeida, Assistente em Administração.

Bibl Inst Periodicos Hotelaria pag internVale a pena visitar esta Biblioteca. Mas é possível utilizar alguns de seus recursos sem sair de casa. Qualquer pessoa que entrar no site do Instituto e selecionar “Biblioteca” e em seguida “Periódicos Eletrônicos” terá acesso a dezenas de revistas e textos digitalizados. Alguns títulos podem até mesmo ser “folheados” no site como se fossem revistas reais. Já os alunos do Instituto, além de consultar os títulos do acervo, podem fazer a reserva e a renovação de títulos pela internet, recebendo por e-mail o aviso da data de devolução. Não há carteirinhas ou fichas, a identificação e o controle são feitos digitalmente. Os professores do Instituto podem disponibilizar, pela internet, listas públicas dos livros que serão utilizados em suas aulas.

Mas o futuro é inquieto e bate à porta do Instituto, que tem planos de abrir na cidade cursos de outras áreas do conhecimento. A ideia entusiasma Hélio Sales Rios, Diretor Geral do Câmpus Campos do Jordão. “A Biblioteca precisará ser ampliada com títulos dessas áreas”, complementa. Estaremos todos na torcida, Hélio, pois Campos do Jordão só tem a ganhar com iniciativas como essa.

Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Campos do Jordão
Endereço: Rua Monsenhor José Vita, 280 – Abernéssia
Telefone: (12) 3668-9620
Site: www.ifspcjo.edu.br
Horário de funcionamento da biblioteca: 2ª a 6ª, das 7:30 às 21 horas

Leia também: Biblioteca Municipal de Campos do Jordão Prof. Harry Mauritz Lewin – A importância de repensar um bem cultural

Carlos abreu é do grupo ABCJ – Amigos da Biblioteca de Campos do Jordão, é membro efetivo da Academia de Letras de Campos do Jordão e vice-presidente da AMECampos
Carlos abreu é do grupo ABCJ – Amigos da Biblioteca de Campos do Jordão, é membro efetivo da Academia de Letras de Campos do Jordão e vice-presidente da AMECampos

This post will expire on Friday October 2nd, 2015 – 8:45pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

COMMENTS

Leave a Comment