Paulo Antenor de Souza “Viola”, um exemplo de dedicação e amor ao esporte

No ano em que comemoramos 53 anos da presença da Delegação da Seleção Brasileira de Futebol em Campos do Jordão, composta por jogadores titulares, reservas, comissão técnica e demais dirigentes, que aqui se concentraram em preparação à Copa do Mundo do Chile de 1962 e que ficaram concentrados no Hotel Vila Inglesa, aproveitamos a oportunidade para homenagear um dos maiores atletas jordanenses que também registrou sua presença ao lado do grande ídolo da Seleção, Mané Garrincha.

Estamos nos referindo a Paulo Antenor de Souza, o popular “Viola” que como muitos jovens e adultos viveram aqueles felizes momentos da presença da Seleção Canarinho do Brasil, sempre acompanhando os treinos ou frequentando o Hotel Vila Inglesa, num “bate papo” descontraído com os nossos ídolos.

Paulo Antenor, Garrincha e Danilo Delácio Presidente da Câmara de Campos do Jordão
Paulo Antenor, Garrincha e Danilo Delácio Presidente da Câmara de Campos do Jordão

Foi numa dessas ocasiões, que posando ao lado do imortal Mané Garrincha e em companhia do então Presidente da Câmara Municipal Danilo Delácio, documentou para a história esse instante emocionante e a foto por ele cedida faz parte dessa matéria.

Mas, vamos falar um pouco desse que é um dos maiores esportistas de nossa cidade, que pertence a uma tradicional família de esportistas de Campos do Jordão, na qual se destacaram no esporte também seus irmãos José do Antenor, Cornélio Luiz Queiroz e Izolina Aparecida de Souza.

Paulo “Viola” nasceu em 28 de dezembro de 1931, filho de Antenor de Souza e de Silvina Ribeiro de Souza, sendo tio de Maria Lúcia, esposa deste colunista.

Iniciou sua carreira esportiva aos 12 anos de idade praticando futebol pelo antigo Abissinia Futebol Clube, que tinha sede onde é hoje o Bairro Recanto Feliz.

Já na categoria juvenil ingressou no Campos do Jordão Futebol Clube a convite do grande amigo da família Miro Biagioni, onde permaneceu por algumas décadas, praticando quase todas as modalidades esportivas, se destacando no futebol, atletismo, corrida pedestre, voleibol, futebol de salão e tênis de mesa, tendo conquistado vários títulos, sendo o mais importante o de bi campeão, visto ter sido o C.J.F.C. o primeiro a conquistar esse título no futebol jordanense.

Defendeu também a Seleção de nossa cidade por muitos anos, mas, o que se recorda com muito orgulho é o fato de haver enfrentado a equipe do São Paulo Futebol Clube, formado por Gigo, Piolim e Renganeshi, Rui, Bauer, Luizinho, Ponce de Leon e Leônidas, Remo e Pardal ( Teixeirinha ) em memorável apresentação em Campos do Jordão.

Defendendo a nossa cidade Paulo Antenor foi também Campeão Regional de Futebol de Salão – Troféu Bandeirante.

Durante muitos anos foi também Diretor Social do Campos do Jordão Futebol Clube, se destacando em atividades na sede do clube, sendo o braço direito do seu grande companheiro e presidente Victor Adão.

Defendeu também as cores do Abernéssia Futebol Clube e da Associação Atlética Jaguaribe, fazendo parte ainda da Liga Jordanense de Futebol e da Comissão Técnica da Secretaria de Esportes.

Hoje, aos 83 anos, já com a saúde um pouco debilitada, raramente se dedica a vida social/esportiva, de eventos e jogos como integrante da Terceira Idade ou como prefere alguns da Melhor Idade promovidos por esse grupo.

Paulo Antenor de Souza pelo exemplo, conquistas e persistência no esporte e na vida social de nossa cidade, quer como esportista, quer como dirigente, merece fazer parte dos anais da história e figurar em Momentos de Glória do Nosso Esporte.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Leave a Comment