Quais os benefícios do Pinhão de Campos do Jordão para saúde? Confira aqui!

O Pinhão de Campos do Jordão é a semente comestível da Araucária, árvore que se encontra em processo de extinção no Brasil. Em Campos do Jordão é comum encontrar a semente no chão dos parques e matas da cidade, mas o que poucos sabem são os benefícios do pinhão parta a saúde.

Mas afinal, quais os benefícios do pinhão de Campos do Jordão para saúde?

Pinhão de Campos do Jordão
Pinhões de Campos do Jordão

Diversos são os benefícios do pinhão para saúde, ele pode por exemplo ser um importante aliado na perda de peso porque mesmo sendo rico em gorduras, a semente contem ácido pinoleic que segundo pesquisas trata-se de um inibidor de apetite eficiente. Ácido Pinoleic funciona, desencadeando a liberação de dois hormônios supressores de fome, colecistoquinina (CCK) e glucagon-like peptide-1 (GLP-1).

Outro benefício do pinhão é o fato de ser bom para o coração em para a circulação! Os pinhões são fonte de gorduras monoinsaturadas que estão associadas a baixos índices de colesterol. também têm vitamina E, vitamina K, cobre, ferro, e manganês, que são bons para o sistema cardiovascular.

Os antioxidantes contidos no pinhões retarda o processo de envelhecimento, pois eles ajudam a remover os radicais livres do corpo. Comer alimentos ricos em antioxidantes, como pinhões, vai reduzir o risco de eventuais problemas de saúde. O cobre nos pinhões também contribui, tornando o pinhão um alimento anti-envelhecimento.

A luteína, presente no pinhão, é um antioxidante é crucial para a prevenção de doenças oculares, como a degeneração macular e catarata. Vitamina A sob a forma de beta-caroteno também contribui nesse quesito.

Quando você está se sentindo cansado ou desgastado, pinhões pode lhe dar o impulso que você precisa, pois eles contêm proteína e magnésio. Verificou-se que o magnésio contribui para melhorar os sintomas de fadiga e é também benéfico para a libertação da tensão muscular e cólicas.

O pinhão é parte da Cultura Jordanense então você pode conferir diversas receitas com pinhão no site Campos do Jordão Cultura.

 Leia também: Dicas de como escolher o pinhão de qualidade.

10733882_933521616666876_6041295469402970740_o
Época de Colheita do pinhão – Fundação Mantiqueira

 Foto: Gio Balzano

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.