Chá da tarde do hotel Toriba: um passeio inigualável pela natureza e pela gastronomia em Campos do Jordão.

Logo na entrada, um encontro com o talento. Os afrescos de Fulvio Pennacchi transformam as paredes em obras de arte. Nos painéis, o pintor italiano morto em 1992 reproduz os Bandeirantes desbravando o estado de São Paulo. As pinturas feitas em 1943, ano da construção do Hotel Toriba, em Campos do Jordão, estão no Terraço Panorama, onde é servido o chá da tarde aos hóspedes e também aos visitantes! O buffet montado no acesso principal aumenta o desejo de experimentar. Mas provar essa delícia é apenas a apoteose de uma experiência fantástica do Homem com a natureza.

Antes do Chá da Tarde, a natureza do hotel Toriba é aperitivo!

A degustação começa com os olhos! No entorno do hotel há um jardim europeu de 60 mil metros quadrados. A grama verdinha parece um tapete que serve de inspiração. É um convite para conhecer e se surpreender com o que existe ao redor. Durante a caminhada, mais de 300 espécies de flores e plantas surgem em meio a paisagem, incluindo o cedro do Líbano e o pinheiro Araucária, tão presente na serra da Mantiqueira.
Não há um roteiro pré-definido. O visitante é guiado pela emoção! E como se não bastasse o visual, o Sabiá e o Bem-te-vi esbanjam fôlego numa verdadeira sinfonia que compõe a trilha sonora do passeio tipicamente ecológico. Todos os sentidos ficam mais aguçados diante de tamanha exuberância. Até mesmo nos dias nublados, as nuvens de algodão contrastam com o verde predominante. Um paraíso na terra, só que bem mais perto do céu. Um aperitivo sem igual para o chá da tarde.

Depois de encher os olhos, hora de massagear os ouvidos ! No Chá da Tarde, a música clássica vira acompanhamento.

Ao se aproximar de novo do hotel Toriba, o cantar dos pássaros perde volume e outra música domina o Terraço Panorama. Na sala da lareira, as mãos ágeis e precisas do pianista executam peças eruditas e clássicos da música popular brasileira, como Carinhoso, de Pixinguinha, que arranca aplausos do público presente. Cada nota extraída do Steinway fabricado em 1927 torna o chá da tarde ainda mais especial. O cardápio é servido em pratos sobrepostos em três andares: no primeiro estão pequenos sanduíches com queijo branco, presunto royale e coalhada seca, que podem ser montados com pão integral ou tradicional. No segundo ficam as sobremesas, que inclui bolos e tarteletes. Já no último andar tem o irresistível macaron, que dissolve na boca provocando uma explosão de sabores e sensações.

 

Chá da tarde no Hotel Toriba: autenticidade londrina com sabores especiais!

“É o típico chá inglês, idêntico ao servido nos hotéis de Londres”, ressalta Aref Farkouh, proprietário do hotel Toriba, em Campos do Jordão. “A cozinha é slow food, com produtos tradicionais da região”. E um detalhe importante: os produtos são todos fabricados no próprio hotel pela confeiteira Joyce da Matta, que há dois anos e meio é responsável pela elaboração do menu. Segundo ela, “O segredo é que todos os ingredientes são fresquinhos. As geleias são feitas de frutas vermelhas cultivadas na serra da Mantiqueira, e o nosso mel vem do sul de Minas Gerais. Isso garante a qualidade do nosso chá da tarde”.

Os chás podem ser naturais de cidreira, erva-doce ou hortelã, mas também existem os twinings, aqueles de saquinhos, com uma variedade enorme de sabores. O menu, que traz na capa a reprodução dos afrescos de Fúlvio Penacchi, também oferece como opções chocolate quente ou frio servido no bule, café expresso puro, com leite e espuma, café coado e cappuccino que agradam a todos os paladares. Uma flor do próprio jardim decora cada mesa do terraço Panorama, o que deixa o ambiente ainda mais autêntico e acolhedor.

 

Chá Tarde no hotel Toriba: uma experiência inesquecível para todos! Traga a sua família!

Não por acaso, o chá da tarde do hotel Toriba é servido entre 16h e 18h30. Nesse horário as janelas do terraço Panorama viram vitrine para um espetáculo da natureza. Enquanto se põe lentamente os raios emitidos pelo sol penetram entre as araucárias e invadem o ambiente proporcionando um visual inesquecível. Ao se encontrar com as paredes, a luz solar realça ainda mais os afrescos de Fúlvio Penacchi, que transformou as paredes em telas. E à medida que o sol vai se escondendo no horizonte, as cores ganham novas tonalidades que entram na retina e ficam gravadas na memória. Uma imagem indescritível que nem a mais moderna câmera fotográfica consegue registrar. Só mesmo vivendo essa experiência para decifrar tamanha beleza!

O sofisticado passeio que culmina com o chá da tarde não é privilégio exclusivo aos hóspedes do Hotel Toriba. A área verde e o jardim são atrações turísticas que podem ser visitadas. A dica é chegar por volta das 15h para ter tempo suficiente de contemplar a paisagem antes de degustar as delícias noTerraço Panorama. Leve um agasalho, porque o hotel fica bem próximo da serra e costuma esfriar nos finais de tarde, independentemente da estação do ano. Traga a esposa, os filhos, os pais! Toda a família vai adorar tirar fotos e saborear as delícias do chá da tarde, que é servido à lacarte e custa 98 reais para duas pessoas. O pagamento é feito à vista em dinheiro ou nos cartões de crédito e débito.

 

 


 

Em Campos do Jordão

Para comer, comprar e amar:

Sans Souci
Bistrô – 
Café – Confeitaria

Cafés, croissants e doces artesanais, além de comida de bistrô,
em ambiente requintado com toque francês.

Av. Dr. Januário Miraglia, 3260 – Campos do Jordão – SP
Chegue com o Google Maps

Para hospedar-se num pedaço do paraíso:

Hotel Toriba
Estar no Toriba faz bem

Um estado do espírito, uma atmosfera,
uma paixão.

Av. Ernesto Diederichsen, 2962 – Campos do Jordão
Chegue com o Google Maps

 

 

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Jornalista. Um incansável contador de histórias!