Esportes para crianças e adolescentes

Foto: Creative Commons

Cada faixa etária possui recomendações específicas para a atividade física que deve ser praticada

Com o auxílio da prática esportiva, um universo de habilidades pode ser trabalhado desde os primeiros meses de vida de uma criança: força, velocidade, desempenho motor, desenvolvimento cognitivo, domínio do corpo, etc. Para que as competências e talentos sejam desenvolvidos de forma saudável, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda esportes específicos para cada faixa etária.

Hoje em dia, a prática das mais variadas modalidades esportivas está muito acessível. Há inúmeras escolas especializadas em ministrar aulas voltadas às crianças. Matricular os pequenos em um esporte é uma boa forma de ocupá-los com uma atividade que pode trazer ganhos físicos e emocionais. Mas, antes é recomendado conversar com o pediatra do seu filho para saber se ele está apto a praticar a atividade física escolhida.

Depois da matrícula feita, para que a criança fique totalmente envolvida com a atividade esportiva, o papel ativo dos pais é fundamental. Algumas ações ajudam a evidenciar esse interesse, como entender o funcionamento do esporte que a criança está praticando, demonstrar apoio emocional, assistir aos treinos, conversar com a criança sobre as experiências no esporte e estar em contato constante com o treinador.

Tão importante quanto o esporte para crianças é o descanso!

Tão importante quanto promover a prática esportiva, é a necessidade de preservar o descanso da criança ou adolescente em meio aos compromissos. Uma agenda superlotada e com atividades em excesso pode refletir negativamente no desenvolvimento do atleta mirim, levando diversos sintomas, entre eles: cansaço contínuo, criar motivos para não frequentar as aulas, perda de concentração, alterações no humor, irritabilidade, insônia e dores musculares e articulares.

A dica é da Unimed Taubaté que possui 12 pediatras em sua rede de cooperados e mais dois especialistas prestadores de serviço que atuam nos Centros Médicos da cooperativa. Para saber quem são os médicos atendidos pela operadora, acesse o Guia Médico.

This post will expire on Tuesday October 27th, 2015 – 11:26am.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.