Serra da Mantiqueira está produzindo cada vez menos água

A informação é do portal Envolverde, especializado em sustentabilidade, que publicou reportagem do Jornalista Julio Ottoboni sob o título “Serra da Mantiqueira começa a perder a batalha para as sucessivas estiagens” no ultimo dia 5 de outubro de 2015.

Segundo a reportagem a Serra da Mantiqueira está perdendo a sua resiliência hídrica, sua capacidade de se recuperar está despencando se comparada a algumas décadas.

O jornalista constatou que os moradores locais foram os primeiros a perceber o declínio hídrico da serra que é considerada uma “caixa d´água” natural para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minais Gerais.

A reportagem da conta de que mesmo com início de primavera mais chuvoso, ainda é impossível se prever o comportamento do clima durante toda a estação e o verão. Ondas de calor são cada vez mais frequentes e potencializadas pelos extremos climáticos e pelas cidades do eixo Rio – São Paulo. As águas que brotam na serra são as grandes responsáveis pelo abastecimento da represa do Jaguari e das existentes no Vale do Paraíba paulista, mineiro e parte do fluminense, assim como de rios importantes como o Paraíba do Sul, Paraibuna mineiro e paulista e o Rio Claro.

Ricardo Martins, fotografo de natureza que há um ano esteve na região entre Minas e São Paulo para produzir seu livro intitulado Amantikir, voltou ao maciço que separa os estados e ficou espantado com o que viu. Anteriormente ja havia se espantado com as condições das nascentes, que estavam praticamente secas. Além do altos níveis de desmatamento, que transformaram as encostas e contrafortes serranos em campos de pastagem.

“A situação praticamente não mudou, continua em estado de tragédia ambiental. Temo muito que possa haver um incêndio na mata existente por ela estar muito seca, há muita biomassa no solo e as madeiras estão ressecadas. Vi a cachoeira do Encontro, em São Bento do Sapucaí, o nível de água mais baixo que vi, ela deve estar com um volume 90% menor do que o normal”, comentou Martins.

Veja aqui a reportagem completa

This post will expire on Tuesday October 20th, 2015 – 11:39pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

Leave a Comment