Fazer higienização nasal é importante nesta época do ano

Hábito é rápido e simples e ajuda a prevenir doenças respiratórias

Viver em grandes cidades, expostos diariamente à poluição e ao ar condicionado, deixa o organismo mais vulnerável a infecções respiratórias e com a chegada do outono e do inverno, as estações mais frias do ano, agravam ainda mais estes problemas, principalmente se a pessoa tem maior tendência a doenças respiratórias.

Segundo o Dr. Ayrton de Magistris, médico otorrinolaringologista se todos soubessem quanto o hábito da higienização nasal é rápido e importante, o fariam diariamente. Seria como escovar os dentes,

“O recomendável para pacientes com alterações respiratórias, como rinite, sinusite ou viroses, é fazer a higienização nasal pelo menos três vezes ao dia. Manter as vias aéreas superiores limpas, sem obstruções, é muito relevante à saúde” – explica.

Caso você não faça a higienização, o muco nasal pode ficar mais denso. Com isso, os cílios que auxiliam no transporte do muco tendem a funcionar de maneira menos eficiente, causando acúmulo na região. Dessa forma, ele pode atuar como um depósito de poluentes e antígenos, provocando as alergias, infecções e até mesmo doenças mais graves.

O médico ainda alerta: “O muco contaminado pode se deslocar aos ouvidos, às cavidades sinusais e para a garganta, causando infecções como sinusites, otites, faringites, e bronquites. Estes já são quadros mais avançados e delicados”, alerta o especialista.

This post will expire on Monday June 1st, 2015 – 11:59pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Jornalista diplomada, Assessora de Imprensa e mantem o conteúdo sobre moda, saúde e beleza.

Leave a Comment