No feriadão da República, Campos do Jordão será a capital estadual da cerveja

Além do clima considerado o melhor do mundo e do verde predominante realçado pelo colorido da primavera, existe mais um delicioso motivo para você subir a serra no feriado prolongado da Proclamação da República. A partir do dia 14 de novembro, Campos do Jordão recebe o primeiro Festival Paulista de Cervejas Especiais. Durante quatro dias, 15 cervejarias do Estado de São Paulo vão promover uma verdadeira viagem pelo universo da bebida que é tão amada pelos brasileiros.
A estância faz parte da Rota Cervejeira do Estado, que conta com seis circuitos. A inclusão aconteceu no Mondial de la Biere – Festival Internacional de Cervejas, realizado em setembro, no Rio de Janeiro. Dois meses depois, o Parque Capivari em Campos do Jordão realiza o primeiro grande evento do gênero.

Experiências gastronômicas e cervejeiras

Os 1.340 metros quadrados do Parque Capivari serão reservados para o festival. Em tendas e também Beer Trucks, os visitantes poderão degustar os sabores criados por cada uma das 15 microcervejarias. A jordanense Baden, pioneira nesse segmento de cervejas especiais, e que em 2019 completa 20 anos de existência, é uma das marcas participantes do evento. Além dela já confirmaram presença a cerveja Campos do Jordão, que está construindo na cidade a chamada “Disneylândia” dos cervejeiros com 30 mil metros quadrados, e a Caras de Malte, especialista em fornecer matéria-prima para a composição de receitas gastronômicas. Ambas também estão sediadas na “Suíça brasileira”.

Publicidade

Além de provar os sabores de dezenas de rótulos será possível degustar petiscos e lanches feitos com ingredientes utilizados na produção da cerveja especial. Já pensou saborear um bolinho de malte? No Festival Paulista essas e outras iguarias também vão estar à disposição. O cardápio reserva ainda molhos à base de cerveja, pizzas e o autêntico feijão tropeiro à paulista, prato tradicional e muito saboroso.

Cultura cervejeira em debate

Mas o que é uma cerveja artesanal? Essa classificação tenta descrever o processo de produção que é feito quase à mão, mas o correto é dizer “cerveja especial”. Quem prova a bebida nunca mais esquece do sabor. O cuidado com a matéria prima criteriosamente selecionada é um dos diferenciais. A ausência de produtos químicos, como conservantes, por exemplo, também proporciona às cervejas uma qualidade inigualável. E vale ressaltar aqui que qualidade é prioridade número um dos mestres cervejeiros. Por isso são produzidas em pequenas quantidades.

Além da degustação, quem visitar o Festival Paulista de Cervejas Especiais vai poder conhecer um pouco da cultura cervejeira. Estão previstos debates sobre esse mercado. Temas como gastronomia e turismo também vão estar na pauta. Nas mesas de discussão estarão professores do Senac, chefs de cozinha e representantes da ABRACERVA, Associação Brasileira de Cervejas Artesanais. O secretário de Turismo de Campos do Jordão, André Barbedo, vai participar dos fóruns.
A entrada é de graça. Para facilitar a circulação das pessoas e o consumo, um caixa único vai vender tickets que poderão ser trocados nas tendas das cervejarias. Ainda serão comercializados camisetas, bonés e copos temáticos. E a trilha sonora será feita por bandas de Rock e Blues, que vão se apresentar durante o evento.

A abertura do primeiro Festival Paulista das Cervejas Especiais vai ser às 18h do dia 14 de novembro. Dias 15 e 16, o evento estará aberto ao público das 10h às 23h. No domingo, dia 17, as atividades vão acontecer entre 10h e 18h. Participe e descubra pessoalmente que Campos do Jordão é a montanha magnífica das cervejas especiais!

Festival cervejeiro apresenta Parque Capivari como nova opção para eventos em Campos do Jordão

O Parque Capivari está nas mãos de profissionais. A empresa Eco Jordão faz parte do grupo Cataratas, especialista em administração de parques e ecoturismo. R$ 35 milhões de reais deverão ser investidos no local nos próximos 30 anos. Além das opções de entretenimento, o projeto prevê também a implantação de uma infraestrutura para eventos.

A ideia é levar para dentro do Parque a concha acústica do centrinho, onde são realizados concertos do festival de inverno. Com isso, a praça e o parque serão interligados. O projeto executivo está acelerado e a expectativa é que essa etapa fique pronta até julho de 2020.

Serviço:
Festival Paulista de Cervejas Especiais
14 a 17 de novembro de 2019
Parque Capivari
R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1291 – Capivari
Campos do Jordão – SP
Entrada Franca

This post will expire on Sunday November 17th, 2019 – 3:24pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Jornalista. Um incansável contador de histórias!