Que tal fazer sobremesas criativas e requintadas? Temos receitas para você!

A confeitaria contém técnicas de preparo bastante específicas e exige uma qualificação diferenciada. A procura por capacitação na área é uma demanda crescente, já que o Brasil tem se destacado cada vez mais no setor da alimentação, com o surgimento de grandes nomes da gastronomia brasileira, estabelecimentos cada vez mais premiados e renomados, e ainda a explosão de reality shows nacionais com foco em confeitaria.

Confira duas receitas deliciosas que o SENAC nos enviou

Crème Brûlée Capuccino

Ingredientes

350 ml de creme de leite fresco com 35% de gordura
125 ml de leite integral
15g de café solúvel
25g de licor de chocolate
7 gemas de ovos
80g de açúcar
25g de açúcar mascavo ou demerara

Modo de preparo

Bata as gemas com o açúcar (80 g) e reserve. Misture o creme, o leite e o café solúvel em uma panela e leve ao fogo. Quando ferver, retire do fogo e verta esta mistura, ainda quente, sobre as gemas batidas, misturando constantemente. Passe a mistura por uma peneira, adicione o licor de chocolate e disponha o creme em xícaras ou ramequins (resistentes ao forno). Coloque em uma assadeira forrada com um pano de prato (para evitar o movimento dos recipientes) e preencha até 2/3 da altura com água quente. Leve ao forno pré-aquecido a 140º C por aproximadamente 45 min. Retire do forno e da assadeira e deixe esfriar. Leve à geladeira por pelo menos 12 horas. Ao servir, polvilhe o açúcar mascavo ou demerara e utilize um maçarico para gratinar a superfície. Sirva acompanhado de cascas de laranja cristalizadas banhadas em chocolate. (Rende de 6 a 8 porções dependendo do tamanho do recipiente utilizado.)

Tiramisu ao Chocolate Branco

Ingredientes Biscuit de Café
4 ovos separados (gemas e claras)
120 g de açúcar mascavo
80 g de farinha de trigo
20 g de fécula de batata
10 g de café solúvel dissolvido em 20ml de água morna

Ingredientes Calda
300 ml de água
15 g de café solúvel
30 g de açúcar
50 ml de conhaque

Ingredientes Recheio
7 gemas de ovo
200 g de açúcar
75 ml de água
300 g de cream cheese
6 g gelatina em pó incolor e sem sabor
250 g de chocolate branco
500 g de creme de leite fresco com 35% de gordura e batido em chantilly

Ingredientes Decoração
150 g chocolate em pó
20 grãos de café
Creme inglês

Modo de preparo
Biscuit de café
Na batedeira, bata as claras até atingir o ponto de neve, adicione o açúcar mascavo, deixe homogeneizar e em seguida adicione as gemas. Bata até obter um creme firme e adicione o café. Retire da batedeira e em seguida adicione a farinha de trigo e a fécula de batata, previamente peneiradas. Misture sem bater. Coloque a mistura em uma assadeira de 40×60 cm, previamente forrada com papel-manteiga ou silicone. Espalhe a mistura uniformemente e em seguida leve ao forno previamente aquecido a 190º C por aproximadamente 6 min ou até que a massa esteja completamente assada. Retire do forno e deixe esfriar. Retire da forma e do papel-manteiga ou silicone, e com o auxílio de um cortador quadrado, corte 20 quadrados grandes (com o tamanho do fundo da forma) e 20 quadrados pequenos (metade do tamanho dos grandes).

Dicas: A forma sugerida é a de silicone, em formato de pirâmide, mas pode-se utilizar outros modelos, como meia esfera, por exemplo. No caso de utilizar outras formas em vez das de silicone, unte-as com óleo e polvilhe açúcar.

Misture todos os ingredientes. Reserve.

Recheio
Bata as gemas em uma batedeira. À parte, prepare uma calda a 121º C com o açúcar e a água. Despeje a calda ainda quente sobre as gemas e continue a bater até a mistura amornar. Adicione o cream cheese, que deve estar em temperatura ambiente, e em seguida o chocolate previamente derretido. Adicione a gelatina e por último o chantilly. Após cada adição, misturar bem para homogeneizar os ingredientes. Reserve.

Montagem
Coloque nas formas parte do creme e em seguida o quadrado pequeno de biscuit, levemente umedecido na calda de café, complete com mais recheio terminando com o quadrado maior, também umedecido na calda. Leve as formas ao freezer por pelo menos 8 horas.

Apresentação
Retire as formas do freezer e tire o tiramisu (em formas de silicone, este processo deve ser feito com a preparação ainda congelada). Coloque-os em uma assadeira e leve à geladeira por pelo menos 30 min, ou até estarem descongelados. Polvilhe os tiramisu com chocolate em pó, decore com os grãos de café e sirva acompanhado com o creme inglês. (Rende 20 porções, dependendo do tamanho da forma)

Aprenda com quem sabe!

O Centro Universitário Senac – Campos do Jordão oferta diversos cursos, entre eles o Sobremesas Criativas e Requintadas, que ensina noções técnicas de preparo de diversos tipos de sobremesas clássicas com apresentação criativa e refinada.

As inscrições já estão abertas!
Serviço:
Curso livre Sobremesas Criativas e Requintadas
Data: de 30/11 a 4/12
Horário: das 14h30 às 17h30; segunda a sexta-feira

Centro Universitário Senac – Campos do Jordão
Endereço: Avenida Frei Orestes Girardi, nº 3.549 – Vila Capivari – Campos do Jordão
Informações e inscrições: (12) 3668-3001 | www.sp.senac.br/universitariocampos | pessoalmente na unidade

This post will expire on Sunday November 22nd, 2015 – 4:06pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

COMMENTS

Comments are closed.