1° Censo da pessoa com deficiência de Campos do Jordão será apresentado no dia 22 de março

Como é composta a população de deficientes da cidade de Campos do Jordão? Quantos são? Onde vivem? Que idade possuem? Recebem algum auxílio do Governo?  Qual o grau de autonomia? Estas repostas serão apresentadas no próximo dia 22 de março no Auditório Cláudio Santoro às 13h30.

“Toc. Toc. Toc… tem gente?” é o nome do projeto de iniciativa da vereadora Maria Joaquina dos Santos (MDB), que tem por objetivo a inclusão de pessoas com deficiência na cidade de Campos do Jordão.

O projeto é dividido em 03 etapas principais e a primeira consiste no levantamento quantitativo, a segunda no envolvimento social da comunidade e a terceira etapa na Adaptação Razoável do comércio e dos deficientes para inclusão dos mesmos no mercado de trabalho.

No próximo dia 22 de março, no auditório Cláudio Santoro, às 14h00, acontecerá a apresentação de resultados obtidos na primeira etapa. O 1º censo da pessoa com deficiência de Campos do Jordão teve início em março de 2017 e contou com apoio da prefeitura de Campos do Jordão através das secretarias municipais de saúde e educação com o fornecimento dos dados dos alunos e daqueles assistidos nos postos de saúde que possuem alguma deficiência.

Posteriormente, a vereadora Joaquina obteve o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), da Associação Jordanense de Aposentados, Pensionistas e Idosos (AJAPI), Associações e lideranças dos bairros e, através dos voluntários da Associação Amigos em Ação Campos do Jordão foram feitas visitas domiciliares em toda cidade para obtenção de dados mais registros.

Para a vereadora idealizadora do projeto “é de extrema importância o mapeamento da pessoa com deficiência, pois somente com estes dados poderemos desenvolver projetos assertivos e efetivos para esta população que requer uma atenção especial dadas suas necessidades diferenciadas”, afirma Joaquina.

A segunda etapa, que já está em andamento, objetiva o envolvimento da comunidade local com a questão da inclusão das pessoas com deficiência. Nesta etapa já foram realizados três eventos de sensibilização com as  temáticas “A inclusão começa em casa”, “Deficientes visuais e familiares” e “Desafio da mobilidade urbana”.

A terceira etapa, que é o grande alvo do projeto é inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Nesta etapa a vereadora e os coordenadores voluntários do projeto pretendem ser o elo entre os deficientes e as empresas locais, estimulando que tanto as empresas se adaptem às necessidades de um funcionário deficiente quanto a pessoa com deficiência que se adaptando ao ambiente de trabalho.

“Para este estímulo mútuo dá se o nome de Adaptação Razoável e é com este objetivo que esperamos inserir a pessoa com deficiência, moradora de Campos do Jordão ao mercado de trabalho”, afirma o coordenador voluntário do projeto, o psicólogo Mauro Lopes de Almeida.

Maria Joaquina dos Santos, Simplesmente Joaquina ou Jô. Assim é conhecida a vereadora de Campos do Jordão que desempenha um papel fundamental na vida das minorias na cidade. Pessoas com deficiência, dependentes químicos e idosos recebem atenção especial nos projetos articulados pela vereadora que também é incentivadora de atividades de fomento ao turismo e empreendedorismo.

Jô tem conhecimento do setor público. Trabalhou em diversos setores da administração municipal, atuando em setores como a fiscalização, cerimonial até o cartório eleitoral, quando em 2003, incentivada pelas ações sociais que já desenvolvia, concorreu ao cargo de Conselheira Tutelar. Foi eleita duas vezes para o Conselho Tutelar e nas duas eleições foi a candidata com maior número de votos.

Sua trajetória naturalmente a projetou para o cargo de vereadora.

Joaquina assumiu no ano passado a cadeira de vereadora na Câmara de Campos do Jordão pela segunda vez, eleita com 616 votos. Em sua primeira gestão foi eleita com 982 votos em 2008. Entre 2013 e 2016 ocupou o cargo de Secretária Municipal Adjunta do Desenvolvimento e Assistência Social do munícipio.

Mineira, nascida na cidade de Brasópolis, solteira, ela tem 42 anos e seu berço é uma família simples composta com outros 3 irmãos.

“A convivência de perto com as mazelas das pessoas simples da minha cidade unida com a minha vontade de sempre ajudar o próximo me conduziram às ações sociais que desenvolvo e apoio desde meus 12 anos”, resume Joaquina.

Serviço:

Apresentação de dados do projeto “Toc… Toc… tem gente?”

Data: 22 de março de 2018 – 13:30

Local: Auditório Cláudio Santoro

Av. Luis Arrobas Martins, 1880 – (12) 3662 6000

Horário: 13h30

Informações para imprensa (12) 3668 9600 ou (12) 99639 3535 com Suzana Reis

Assessoria de imprensa

AMECampos realiza Sarau no Condomínio Vila Simonsen

Campos do Jordão recebe palestra do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – São Paulo