Me parece muito mais uma oportunidade para políticos de plantão, do que algo que seja realmente relevante para o município.
Não faz nenhum sentido nem mesmo debater sobre rodeio em Campos do Jordão, imagine a sua realização. Isso pelo simples fato de que a realização de rodeios parece não se alinhar em nada com a identidade e a história da cidade. Não há um legado de práticas ou tradições de rodeio enraizadas na cultura local.
Mas havia rodeio antigamente na cidade como alguns dizem? Fiz uma pesquisa com historiadores que me relataram não existir isso! O que acontecia na cidade antigamente, eram pequenas “brincadeiras”, “touradas”, mas nada comparado a um rodeio como se apresenta hoje em dia.
O rodeio apareceu em Campos do Jordão na década de 80/90 ou seja “ontem” se considerarmos períodos históricos.
Estudo recentemente realizado para o desenvolvimento do place branding local, não identificou nenhuma atividade, nem mesmo próxima ao rodeio, como parte do tecido cultural de Campos do Jordão.
Embora compreenda que as pessoas desejem se divertir, percebo que o apelo reside muito mais nos eventos e atrações circundantes, do que no próprio rodeio. Além disso, questões fundamentais de bem-estar animal e segurança, dada a topografia e a dimensão de Campos do Jordão, devem ser consideradas com seriedade.
A preservação da identidade cultural e o respeito à natureza da cidade são cruciais para manter a integridade e a autenticidade de Campos do Jordão como município e destino turístico.
Por favor senhores políticos… Vamos olhar o que realmente interessa e parar com as atitudes eleitoreiras?