Sonhos, inovação e cuidados são destaque no Empreende 2023

A primeira semana de dezembro começou agitada para a Educação da Prefeitura de São José dos Campos com o Empreende Startups Educacionais 2023.

O tradicional evento de Educação Empreendedora da rede de ensino municipal acontece até esta sexta-feira (8) com projetos, ideias e atividades que valorizam os sonhos, a inovação e a empatia e foram expostos no Cefe (Centro de Formação do Educador) para apreciação e visita de alunos, professores, convidados e toda comunidade escolar.

Mais de 7.000 estudantes e equipes das escolas participam do Empreende até a cerimônia de encerramento, a partir das 17h desta sexta.

Sonhar e empreender

O público pode conhecer projetos de destaque da Educação Infantil na Pedagogia Empreendedora dos Sonhos de 15 escolas. De forma lúdica, as crianças expressaram seus anseios por um mundo melhor, com cuidados em prol da natureza, energia e transportes sustentáveis, espaços ao ar livre cercados de brincadeiras, entre outras ações.

Durante o ano letivo, mais de 7.000 crianças das turmas do Pré 2 participaram do projeto nas escolas, com participação da comunidade escolar, familiares e outras secretarias da Prefeitura em parceria.

A Emei Zilda Costa de Oliveira apresenta o projeto “Protetores do Planeta”, que começou pelo interesse das crianças pelos insetos e a natureza, envolvendo toda a escola e famílias dos alunos em prol de cuidados e preservação ambiental.

“Fizemos uma passeata pela região da escola de conscientização pelos cuidados com o planeta com toda a comunidade escolar e toda uma abordagem, que envolveu também os familiares. Entregamos medalhas aos alunos para reconhecer as ações práticas e os bons exemplos, eles amaram e se envolveram, mostrando que o aprendizado vai da escola para a vida”, explicou a professora Larissa Diniz.

“Fizemos atividades sobre cuidar do planeta e o desenho da camiseta e o que está ali (exposto). A gente veio ver os projetos aqui e eu acho muito legal, na escola ganhamos medalhas também”, disse Vitória Rodrigues, 5 anos.

Já Yuri Alves, 5 anos, destacou que está “gostando muito porque aqui tem muita brincadeira e brincando juntos tem mais diversão, não é mesmo?”.

Arte e sonhos

Os estudantes do Ensino Fundamental estão expondo 45 projetos com ideias inovadoras para serviços e produtos, além das turmas que participaram das ações do Jepp (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) do Sebrae  e do Programa de Educação Financeira e Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil.

O concurso de hits, que já é tradição entre os estudantes, incentivou a criatividade musical dos alunos, que criaram músicas autorais e paródias sobre empreendedorismo e se emocionaram na apresentação para o público.

“Eu tinha muita vergonha e não cantava para ninguém, mas aqui me soltei e conheci novas pessoas. Me aprofundei nos conhecimentos da música, todos me ajudaram a melhorar e agora, se eu pudesse repetir, eu faria tudo de novo. Essas experiências são importantes para o nosso futuro”, afirmou Ingrid Grasieli, 12 anos, do 7ºano da Emefi Maria de Melo.

“Amo cantar, sinto que a música atravessa a mente e toca as pessoas, é uma coisa incrível e poder participar dos hits do Empreende e me apresentar aqui com amigos foi ótimo, vou lembrar para sempre e estou feliz em representar minha escola”, frisou Kathlyn Martins, 15 anos, do 9º ano da Emefi Geraldo de Almeida.

Dá Plei

As turmas de alunos visitantes do evento foram acolhidas no teatro do Cefe para dinâmicas divertidas em que o foco é a aprendizagem. A disputa saudável envolveu todos com perguntas e respostas de conhecimentos gerais e acesso à Plei (Plataforma de Educação Integral), tudo coordenado pela equipe do Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais),

“Para mim, a importância de tudo isso é não ter medo de arriscar nas ideias e projetos. A escola, com empreendedorismo, a Plei e todas as atividades, me ajuda para o futuro. Quero ser piloto de avião um dia”, contou Pedro Augusto Estevão, 13 anos, no 8º ano da Emefi Lúcia Pereira.

Empreende Startups Educacionais 2023
Local: Cefe (Centro de Formação do Educador), Av. Olivo Gomes, 250, Santana
Cerimônia de Encerramento e premiação
Dia 8 de dezembro (sexta-feira), às 17h.

Fonte: Secretaria de Educação e Cidadania SJC
Paula Pessoa
Colaborou a estagiária Sara Borato

Video: Natal Iluminado no Parque da Cerejeira está de portas abertas até dia 6 de janeiro

São José começa semana com 650 vagas de emprego