8ª Semana Senac de Leitura conta com programação repleta de atividades

A Semana Senac de Leitura chega a sua 8ª edição neste ano com o tema Biografia: a construção de identidades locais e suas conexões. O evento, que começou no dia 23/10 e segue até 28/10 com extensa programação em diversas unidades da instituição, foi criado em 2016 para fortalecer e ampliar a comunidade leitora, fomentando a cultura literária em todas as esferas sociais e impactando positivamente os índices educacionais.

No Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, as atividades serão abertas ao público nas cinco unidades do Senac: Campos do Jordão, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, São José dos Campos e Taubaté.

Feira de troca de livros

Uma das principais atrações é a Feira de Troca de Livros que ocorrerá presencialmente em todas as localidades. A ação costuma atrair vários participantes, que podem trocar livros de literatura em bom estado de conservação. Em algumas unidades também será possível a permuta de gibis e livros infantis por outros produtos do mesmo formato. Não serão aceitos materiais didáticos e acadêmicos, livros de cunho político partidário, religioso, dicionários, listas de endereços e telefones, entre outros.

Além da Feira de Livros, a programação conta com palestras, rodas de conversa, exposição de poesias e livros, jogos, sarau e apresentação musical. Confira alguns destaques:

No Centro Universitário Senac – Campos do Jordão uma das atividades será a roda de conversa sobre Biografia no mundo da pluralidade “papo de machona”. O bate-papo a respeito de sexismo acontece no dia 25, das 19h às 20h30, e será mediado pelo publicitário Renato Morelli.

Biografias: construindo memórias será um dos destaques da Semana de Leitura no Senac Guaratinguetá. A mediação da roda de conversa será realizada pelo bibliotecário da unidade, Abraão Antunes, e as convidadas são a artista plástica Cida Mathídios e a poeta e idealizadora de sarau Jô Freitas. O público pode acompanhar a troca de ideias no dia 26, das 19h30 às 21h.

No Senac Pindamonhangaba, o público poderá participar da palestra Vozes Neurodiversas, com a professora Giovanna Vlasic, que irá abordar a vivência da neurodivergência no mundo do trabalho e dentro da área escolar, elucidando como o cérebro de um indivíduo com essa condição funciona e como melhorar a rotina para obter bons resultados. A atividade ocorre no dia 23, das 19h30 às 21h.

Já no Senac São José dos Campos um dos destaques é o bate-papo sobre Biografia escrita – como escrever sobre si de uma forma marcante, comandado pela escritora Luana Helena. A programação está agendada para o dia 26, das 10h15 às 12h.

Enquanto isso, no Senac Taubaté, a roda de conversa Biografias: Histórias de Vida abordará a força da mulher e do povo nordestino, com a participação de funcionárias da unidade: a docente Ralphilane Mascarenhas e a bibliotecária Raquel Bezerril Gonçalves. O evento acontece dia 27, das 9h às 11h.

Confira a programação completa de cada unidade selecionando o Senac da sua cidade ou região no link abaixo:

https://eventos.sp.senac.br/evento/8a-semana-senac-de-leitura-biografia-a-construcao-de-identidades-locais-e-suas-conexoes/

Serviço:

8ª Semana Senac de Leitura

Quando: 23 a 28 de outubro (segunda a sábado)

Entrada: Gratuita

Onde: Nas cinco unidades do Senac no Vale do Paraíba: Campos do Jordão, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, São José dos Campos e Taubaté

Centro Universitário Senac – Campos do Jordão

Endereço: Av. Frei Orestes Girardi, 3.549 – Vila Capivari – Campos do Jordão/SP

Senac Guaratinguetá

Endereço: Rua. Dr. João Baptista Rangel de Camargo, 50 – Centro – Guaratinguetá/SP

Senac Pindamonhangaba

Endereço: Rua Suíça, 1.255 – Santana – Pindamonhangaba/SP

Senac São José dos Campos

Endereço: Rua Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial – São José dos Campos/SP

Senac Taubaté

Endereço: Rua Professor Nelson Campello, 202, Jardim Eulália – Taubaté/SP

 

Gestão de Conflitos em escolas é tema de livro

Prostate Run 2023 – Aniversário de 70 anos Rotary Club de Campos do Jordão