9ª Semana Senac de Leitura reúne escritores e músicos no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira

Evento ocorre de 22 a 27/4, de forma gratuita; feira de troca de livros é uma das atrações mais esperada

A 9ª edição da Semana Senac de Leitura chega ao Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e demais unidades da rede levando uma programação cultural rica, bastante interativa e voltada aos jovens e adultos. O evento acontece entre 22/4 e 27/4, com entrada gratuita.

O tema escolhido para 2024 é Literatura e música: conexões da escola com o mundo – que faz a ligação entre duas linguagens artísticas distintas e complementares ao mesmo tempo refletidas na escrita, na criação de histórias, personagens, narrativas ou mesmo na inspiração para a composição de canções.

Na região, as atividades serão abertas ao público nas cinco unidades do Senac: Campos do Jordão, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, São José dos Campos e Taubaté.

Uma das principais atrações do evento é a Feira de Troca de Livros que ocorrerá presencialmente nas unidades. Os participantes podem trocar livros de literatura em bom estado de conservação. Em algumas unidades também será possível a permuta de gibis e livros infantis por outros produtos do mesmo formato. Materiais com conteúdo didático, político ou religioso não serão recebidos, assim como, enciclopédias, dicionários, guias e revistas.

Além da Feira de Livros, a programação na região conta com feira de vinil, videokê, encontro com autores de livros, show de talentos, apresentação musical, pocket show, sarau, palestras, rodas de conversa, intervenção artística, oficina de envelope book e recital. Por meio dessas atividades de literatura e música serão debatidos temas como dependência química, empreendedorismo, herança da população negra, o poder da leitura no mundo, o uso da música no processo de aprendizagem, o papel da arte no desenvolvimento da pessoa autista, a evolução da trilha sonora nos videogames e anime, adaptação de música para quadrinhos, entre outros assuntos.

Destaques nas unidades

O Centro Universitário Senac – Campos do Jordão receberá o Museu Felícia Leirner para a aventura Brincando com as Notas Musicais. Com inspiração no jogo Guitar Hero, serão utilizados o Kit Escala Diatônica com oito notas musicais e os tubos sonoros Boomwhacker para que o público possa tocar diversas músicas. A ideia é que os participantes desvendem os segredos das notas musicais de forma divertida e interativa; explorem sua criatividade e improvisem suas próprias melodias e, ainda, vivenciem a música em grupo e façam novas amizades. A atividade ocorrerá no dia 23, das 10h às 11h.

A apresentação musical Cantando Poetas será uma das atrações no Senac Guaratinguetá. A atividade será realizada em dois períodos, no dia 23, das 10h30 às 11h15 e das 15h30 às 16h15. A cantora Maria Fernanda Lino interpretará um repertório de música popular brasileira nas duas sessões. Após sua apresentação, no período da manhã, um aluno declamará um poema. Já na parte da tarde um estudante tocará flauta transversal.

No Senac Pindamonhangaba, a palestra Sonhos sem Fronteiras será ministrada por Ricardo Cruz, um cantor de anime que transformou sua paixão por heróis japoneses em uma carreira de sucesso. Ele é conhecido por sua contribuição para a indústria musical japonesa, fazendo parte da Jam Project, uma das maiores bandas de anime songs do Japão. O brasileiro apresentará, no dia 24, das 19h30 às 21h, uma visão única sobre sua jornada e compartilhará insights valiosos sobre sua carreira internacional e paixão pela música.

Já no Senac São José dos Campos um dos destaques será o sarau Entre letras e canções, programado para o dia 23, das 15h30 às 16h30. O público acompanhará uma intervenção poética, musical e divertida, que resgata a memória das antigas marchinhas brincantes e faz com que o público vivencie a nostalgia dos grandes nomes da música brasileira.
Enquanto isso, no Senac Taubaté, a intervenção artística do grupo Empreenda Hip Hop proporcionará agradáveis sensações de realização e vivências para o público, ressaltando o papel dessa cultura e estilo musical como prática educativa empreendedora. A atividade ocorrerá no dia 24, em quatro sessões: das 8h30 às 10h, das 10h30 às 12h, das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

Confira a programação completa de cada unidade selecionando o Senac da sua cidade ou região no link: https://www.eventos.sp.senac.br/evento/9a-semana-senac-de-leitura/.

Abertura

A abertura oficial da Semana Senac de Leitura ocorre no dia 22/4, das 15h às 17h e será transmitida ao vivo pelo canal do Senac São Paulo no YouTube. Os convidados para a estreia deste ano são Esmeralda Ortiz, cantora, escritora, jornalista e compositora e o rapper Rashid, produtor, rimador, escritor e empresário.

Serviço

9ª Semana Senac de Leitura

Quando: 22 a 27 de abril (segunda a sábado)

Formato: presencial e on-line em todo o estado

Onde: Nas cinco unidades do Senac no Vale do Paraíba: Campos do Jordão, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, São José dos Campos e Taubaté

Programação completa: https://www.eventos.sp.senac.br/evento/9a-semana-senac-de-leitura/

Evento gratuito

Centro Universitário Senac – Campos do Jordão 

Endereço: Av. Frei Orestes Girardi, 3549 – Vila Jaguaribe – Campos do Jordão/SP

Site: https://www.sp.senac.br/centro-universitario-senac-campos-do-jordao

Senac Guaratinguetá

Endereço: Rua. Dr. João Baptista Rangel de Camargo, 50 – Centro – Guaratinguetá/SP

Site: https://www.sp.senac.br/senac-guaratingueta

Senac Pindamonhangaba

Endereço: Rua Suíça, 1255 – Santana – Pindamonhangaba/SP

Site: https://www.sp.senac.br/senac-pindamonhangaba

Senac São José dos Campos

Endereço: Rua Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial – São José dos Campos/SP

Site: https://www.sp.senac.br/senac-sao-jose-dos-campos

Senac Taubaté

Endereço: Rua Professor Nelson Campello, 202 – Jardim Eulália – Taubaté/SP

Site: https://www.sp.senac.br/senac-taubate

 

Metallica Symphonic Tribute: O Encontro entre o Metal e a Sinfonia em São José dos Campos

Shopping promove Semana Escoteira com atividades gratuitas para o público em São José dos Campos