A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta segunda-feira (16), a antecipação do pagamento do Bolsa Família para 45 municípios paulistas afetados por queimadas e incêndios florestais, entre eles Bananal e São Luiz do Paraitinga, na região do Vale do Paraíba. A medida permite que os beneficiários dessas cidades recebam o valor referente ao mês de setembro a partir desta terça-feira (17), independentemente do número final do NIS.
Clique aqui para acessar a lista de municípios que terão o pagamento adiantado em SP
Segundo a Caixa, as famílias contempladas poderão verificar os detalhes do pagamento pelos aplicativos Bolsa Família e CAIXA Tem. Os valores estarão disponíveis para movimentação direta pelo CAIXA Tem, onde os beneficiários podem pagar contas, fazer PIX, realizar compras e sacar o valor em lotéricas utilizando um token gerado no próprio aplicativo. Quem possui o cartão do programa pode efetuar o saque em lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou terminais de autoatendimento. Já os que não têm o cartão, devem ir até uma agência da Caixa com um documento de identificação com foto.
A antecipação ocorre em meio à mobilização de bombeiros, Defesa Civil e voluntários para conter as queimadas que afetam vastas áreas de Bananal e São Luiz do Paraitinga. Na Serra da Bocaina, em Bananal, o fogo já devastou uma área equivalente a 920 campos de futebol, com focos ainda ativos. Em São Luiz do Paraitinga, as chamas atingiram 130 hectares, consumindo plantações de eucalipto e vegetação no bairro Caeté, zona rural do município.
A previsão para a extinção total das queimadas ainda é incerta, e o combate segue intenso nas duas localidades.


