O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 2,1 bilhões para a Embraer, viabilizando a exportação de 16 aeronaves modelo E-175 para a Republic Airways, companhia aérea regional norte-americana. O crédito será liberado por meio da linha BNDES Exim Pós-Embarque, e a entrega dos aviões está prevista para ocorrer ao longo de 2025.
A operação financiará parte dos investimentos da Republic Airways, que opera exclusivamente com modelos fabricados pela Embraer. Após o embarque das aeronaves, a empresa norte-americana será responsável pelos pagamentos ao BNDES em dólares, fortalecendo a entrada de divisas no Brasil.
Fundada em 1974, a Republic Airways possui uma frota com mais de 200 aeronaves Embraer e realiza cerca de 900 voos diários para mais de 80 cidades nos Estados Unidos e Canadá, operando sob as marcas American Eagle, Delta Connection e United Express.
“O histórico apoio do BNDES à Embraer contribuiu para transformar a empresa em uma das líderes globais da indústria aeroespacial. A Embraer é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil e mantém mais de 87% de seus cerca de 21 mil empregos em território nacional”, destacou o presidente do banco, Aloizio Mercadante.
Desde 1997, quando a parceria com a Embraer foi iniciada, o BNDES já financiou a exportação de mais de 1.300 aeronaves, totalizando aproximadamente US$ 26 bilhões em apoio. Esse tipo de financiamento é essencial para garantir a competitividade da fabricante brasileira no mercado internacional, permitindo que a empresa atue em condições semelhantes às de seus concorrentes globais.
A Embraer, que é líder mundial na fabricação de jatos comerciais com até 150 assentos, possui unidades industriais e escritórios em várias regiões do mundo. A empresa mantém 87% de seus empregos no Brasil, reforçando sua posição estratégica como principal exportadora de bens de alto valor agregado no país.
Segundo o presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, “A atuação do BNDES é essencial para manter a competitividade da indústria brasileira, servindo como ferramenta para impulsionar o país no mercado internacional. Esse apoio estratégico fortalece nossa posição no cenário global, diversificando as alternativas de financiamento e possibilitando à Embraer concorrer no mercado externo em igualdade de condições com nossos concorrentes”.
O BNDES enfatizou que o crédito à exportação é uma prática consolidada em países com indústrias aeronáuticas avançadas. No Brasil, o banco cumpre esse papel estratégico, assegurando a competitividade da indústria nacional no mercado global.


