Um grupo de ciclistas de Campos do Jordão está colocando a sustentabilidade no “centro da trilha”. Inspirados no comportamento dos esquilos — que enterram pinhões e muitas vezes esquecem onde os deixaram, ajudando assim na regeneração da mata — nasceu o projeto “Floresta no Bolso dos Esquilos de Roda”, que propõe o plantio coletivo de araucárias durante os passeios de bike pela serra.
A iniciativa é baseada em soluções da própria natureza e foi idealizada pelo arquiteto José Roberto Damas Cintra, um dos nomes mais respeitados da arquitetura jordanense. “Meu avô já fazia isso. Ia com a bengalinha dele, fazia o buraquinho e plantava o pinhão”, relembra Damas Cintra, ao destacar a urgência da proposta. “Estamos apenas colhendo e comendo. Se não plantarmos, vamos perder a araucária com o tempo.”
O projeto funciona de forma simples: cada ciclista leva cinco pinhões no bolso e, ao longo do trajeto, para em pontos estratégicos para semeá-los. “A gente pedala em lugares onde ninguém passa. São locais ideais para a regeneração da espécie”, explica Jair Pinheiro, um dos participantes do pedal.
Além da preocupação com o extrativismo desenfreado, o arquiteto enxerga no projeto um gesto simbólico e histórico. “Vai marcar a história de Campos do Jordão. Um grupo de bikers comprometidos com o desenvolvimento sustentável”, resume.
O projeto une esporte, natureza e conscientização — e coloca cada pedalada a serviço da preservação de um dos símbolos da Mantiqueira.


