INMET emite alerta de geada para Campos do Jordão; Temperaturas podem ser ainda menores que as previstas.

Aviso é válido entre 0h e 7h desta quinta-feira (9) e aponta risco leve de danos a plantações. Na Serra da Mantiqueira, as condições são favoráveis para a formação de geada, especialmente nas áreas mais elevadas.

Geada em Campos do Jordão. Foto: Amadeu Reis

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para a possibilidade de geada entre a madrugada e o início da manhã desta quinta-feira (9). O aviso abrange o Vale do Paraíba, a região de Bragança Paulista, Sul de Minas Gerais, Sul Fluminense, Campinas e Grande São Paulo.

Classificado com perigo potencial, o alerta é válido das 0h às 7h e indica risco leve de perda de plantações em razão das baixas temperaturas. A recomendação é para que produtores rurais acompanhem as condições do tempo e adotem medidas de proteção para as culturas mais sensíveis ao frio.

Em Campos do Jordão, a previsão de céu limpo e ventos fracos durante a madrugada cria um cenário favorável à formação de geada, principalmente nas regiões mais elevadas e nos fundos de vale, onde o ar frio tende a se acumular.

O frio em Campos do Jordão pode ser maior do que o previsto

As temperaturas divulgadas pelos modelos meteorológicos servem como referência, mas nem sempre refletem o comportamento do microclima de Campos do Jordão. Em madrugadas de céu limpo e vento fraco, é comum que os termômetros registrem marcas inferiores às estimativas, especialmente em bairros mais altos e fundos de vale. Por isso, moradores e visitantes devem estar preparados para enfrentar frio mais intenso do que o indicado na previsão, aumentando também a possibilidade de formação de geada em áreas propícias.

Além dos cuidados com a agricultura, motoristas devem redobrar a atenção nas primeiras horas da manhã, quando a combinação entre frio intenso e umidade pode favorecer a formação de nevoeiro em alguns trechos da Serra da Mantiqueira, reduzindo a visibilidade.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

 

Festival de Inverno do Parque Vicentina Aranha terá atrações internacionais, blues, jazz e gastronomia em São José dos Campos

Donna Pinha convida para um fim de semana de sabores, vinhos e fondue na Mantiqueira