1° Censo da pessoa com deficiência de Campos do Jordão será apresentado no dia 22 de março

Como é composta a população de deficientes da cidade de Campos do Jordão? Quantos são? Onde vivem? Que idade possuem? Recebem algum auxílio do Governo?  Qual o grau de autonomia? Estas repostas serão apresentadas no próximo dia 22 de março no Auditório Cláudio Santoro às 13h30.

“Toc. Toc. Toc… tem gente?” é o nome do projeto de iniciativa da vereadora Maria Joaquina dos Santos (MDB), que tem por objetivo a inclusão de pessoas com deficiência na cidade de Campos do Jordão.

O projeto é dividido em 03 etapas principais e a primeira consiste no levantamento quantitativo, a segunda no envolvimento social da comunidade e a terceira etapa na Adaptação Razoável do comércio e dos deficientes para inclusão dos mesmos no mercado de trabalho.

No próximo dia 22 de março, no auditório Cláudio Santoro, às 14h00, acontecerá a apresentação de resultados obtidos na primeira etapa. O 1º censo da pessoa com deficiência de Campos do Jordão teve início em março de 2017 e contou com apoio da prefeitura de Campos do Jordão através das secretarias municipais de saúde e educação com o fornecimento dos dados dos alunos e daqueles assistidos nos postos de saúde que possuem alguma deficiência.

Posteriormente, a vereadora Joaquina obteve o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), da Associação Jordanense de Aposentados, Pensionistas e Idosos (AJAPI), Associações e lideranças dos bairros e, através dos voluntários da Associação Amigos em Ação Campos do Jordão foram feitas visitas domiciliares em toda cidade para obtenção de dados mais registros.

Para a vereadora idealizadora do projeto “é de extrema importância o mapeamento da pessoa com deficiência, pois somente com estes dados poderemos desenvolver projetos assertivos e efetivos para esta população que requer uma atenção especial dadas suas necessidades diferenciadas”, afirma Joaquina.

A segunda etapa, que já está em andamento, objetiva o envolvimento da comunidade local com a questão da inclusão das pessoas com deficiência. Nesta etapa já foram realizados três eventos de sensibilização com as  temáticas “A inclusão começa em casa”, “Deficientes visuais e familiares” e “Desafio da mobilidade urbana”.

A terceira etapa, que é o grande alvo do projeto é inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Nesta etapa a vereadora e os coordenadores voluntários do projeto pretendem ser o elo entre os deficientes e as empresas locais, estimulando que tanto as empresas se adaptem às necessidades de um funcionário deficiente quanto a pessoa com deficiência que se adaptando ao ambiente de trabalho.

“Para este estímulo mútuo dá se o nome de Adaptação Razoável e é com este objetivo que esperamos inserir a pessoa com deficiência, moradora de Campos do Jordão ao mercado de trabalho”, afirma o coordenador voluntário do projeto, o psicólogo Mauro Lopes de Almeida.

Maria Joaquina dos Santos, Simplesmente Joaquina ou Jô. Assim é conhecida a vereadora de Campos do Jordão que desempenha um papel fundamental na vida das minorias na cidade. Pessoas com deficiência, dependentes químicos e idosos recebem atenção especial nos projetos articulados pela vereadora que também é incentivadora de atividades de fomento ao turismo e empreendedorismo.

Jô tem conhecimento do setor público. Trabalhou em diversos setores da administração municipal, atuando em setores como a fiscalização, cerimonial até o cartório eleitoral, quando em 2003, incentivada pelas ações sociais que já desenvolvia, concorreu ao cargo de Conselheira Tutelar. Foi eleita duas vezes para o Conselho Tutelar e nas duas eleições foi a candidata com maior número de votos.

Sua trajetória naturalmente a projetou para o cargo de vereadora.

Joaquina assumiu no ano passado a cadeira de vereadora na Câmara de Campos do Jordão pela segunda vez, eleita com 616 votos. Em sua primeira gestão foi eleita com 982 votos em 2008. Entre 2013 e 2016 ocupou o cargo de Secretária Municipal Adjunta do Desenvolvimento e Assistência Social do munícipio.

Mineira, nascida na cidade de Brasópolis, solteira, ela tem 42 anos e seu berço é uma família simples composta com outros 3 irmãos.

“A convivência de perto com as mazelas das pessoas simples da minha cidade unida com a minha vontade de sempre ajudar o próximo me conduziram às ações sociais que desenvolvo e apoio desde meus 12 anos”, resume Joaquina.

Serviço:

Apresentação de dados do projeto “Toc… Toc… tem gente?”

Data: 22 de março de 2018 – 13:30

Local: Auditório Cláudio Santoro

Av. Luis Arrobas Martins, 1880 – (12) 3662 6000

Horário: 13h30

Informações para imprensa (12) 3668 9600 ou (12) 99639 3535 com Suzana Reis

Assessoria de imprensa

This post will expire on Thursday March 22nd, 2018 – 12:45pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.