6 atitudes que ajudam você a prevenir o contagio pelo coronavírus. A sexta é fundamental!

A melhor maneira de evitar o contagio pelo coronavírus é a informação e a prevenção, então listamos 6 atitudes simples e gratuitas para lhe ajudar a se manter livre da convid-19.

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Confira abaixo as 5 atitudes que ajudam você a prevenir o contagio pelo coronavírus

1 – Lave bem as mãos

Como lavar as mãos corretamente

Por mais que lavemos nossas mãos elas são naturalmente “sujas”, quando cumprimentamos alguém, pegamos  o troco após uma compra ou digitamos a senha do cartão de pagamento, adquirimos impurezas nas mãos.

Por isso é muito importante lavarmos as mãos diversas vezes ao dia, especialmente quando chegamos em casa, no escritório ou quando vamos nos alimentar.

Veja aqui um vídeo que ensina como lavar as mãos corretamente.

 

2 – Cubra o nariz e a boca ao tossir

Vai tossir ou espirrar? Cubra o nariz e a boca com o braço, da forma que é mostrada na imagem acima. Isso é muito importante sempre! Não somente durante a pandemia.

 

3 – Evite aglomerações

O vírus permanece incubado durante até 14 dias, então uma pessoa pode estar com o coronavírus e não saber. Por isso vale a pena se precaver e durante esse momento que a humanidade passa, prefira atividades ao ar livre e sem grandes aglomerações. No Brasil não há restrições de locomoção, nem quarentena, então a que tal um passeio pelo parque ao invés do cinema e de teatro neste momento?

 

4 – Ambientes arejados

Os ambientes precisam ficar arejados, o ar tem que circular. Abra as janelas e deixe o ar entrar em sua casa e em todos os ambientes fechados.

 

5 – Não compartilhe objetos pessoais

Nada de dividir o talher, usar o mesmo prato, compartilhar copos ou beber na garrafa com outra pessoa! Tem que precaver e isso pode espalhar o vírus.

 

6 – (A fundamental) Ame o próximo e cuide do outro

Vamos cuidar uns dos outros, tomando os cuidados acima estaremos reduzindo a disseminação do vírus e dessa forma protegendo as pessoas que amamos. Certamente dependemos de medidas públicas para conter a pandemia, mas se cada um de nós fizer a sua parte será mais fácil vencer o coronavírus.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.