Festival Curta Campos do Jordão acontece de 15 a 20 de outubro

Entre os dias 15 e 20 deste mês de outubro, o Universo da produção Audiovisual brasileira terá seus olhos voltados para o alto da Mantiqueira, quando acontecerá em Campos do Jordão a quinta edição do FCCJ (Festival Curta Campos do Jordão), o maior encontro de curtametragistas na Região.

Dos 433 filmes inscritos, realizados em todo o território nacional, 60 foram selecionados para compor a programação do Festival que inclui ainda Oficinas de Cinema, bate papo com realizadores, ação ecológica e uma linda noite de abertura na qual será exibido o documentário Inezita, produzido pela TV Cultura e que contará com a presença dos violeiros jordanenses Rafael Viola e Dinelson. Tudo com entrada e participação gratuitas.

Este é, sem dúvida, um evento que já entrou para a história de Campos do Jordão, e você faz parte desta História. Veja abaixo a programação completa!

Noite de Abertura Oficial: No dia 15 de outubro, no Espaço Cultural Dr. Além (antigo Cine Glória de Campos do Jordão), acontecerá a noite de abertura da quinta edição do Festival Curta Campos do Jordão com a exibição do documentário INEZITA, de Hélio Goldsztejn, precedida de uma roda de violas comandada pela consagrada dupla de violeiros jordanenses Rafael Viola e Dinelson.

Oficinas de Cinema: Durante o período de realização do Festival, no Espaço Cultural acontecerão duas Oficinas abertas a todos os interessados. A primeira delas, ministrada pela cineasta Naná Prudêncio, proprietária da Zalika Produções, chamada “Cinema de Bolso” e a outra sobre Visagismo e Figurinos para o Cinema, ministrada pela figurinista Sônia Ushiyama.

Ação Ecológica: Como forma de chamar a atenção das pessoas para a urgente necessidade de preservação das nossas matas nativas, durante as três primeiras sessões competitivas do Festival, os espectadores receberão mudas de árvores originárias da Região da Mantiqueira, para que sejam plantadas durante um ato simbólico que acontecerá no dia 19/10 às 12 horas, no Parque da Lagoinha, com a presença de uma figura notória do nosso Cinema, engajada na causa ambiental.

Sessões Competitivas: de 16 a 20 de outubro, no Espaço Cultural Dr. Além, acontecerão as cinco sessões em que serão exibidos para avaliação do público e do júri especialmente convidado para esse fim, os curtas selecionados pela equipe de Curadoria do Festival, com vistas à eleição das obras que receberão o troféu Araucária de Cinema, como os melhores nas categorias: Animação, Documentário, Ficção e Experimental, além da nomeação, pelo público, do Melhor Curta Local de 2019.

Noite de Encerramento: Durante o período de 45 minutos em que o Júri estará reunido para decidir quais serão os filmes vencedores, e a equipe de produção estiver ocupada com a contabilização dos votos populares, no telão do Cinema, o público assistirá à exibição dos curtas realizados pelos participantes das Oficinas de Cinema do 5º FCCJ.

A lojinha fccj: Para que a 5ª edição do Festival Curta Campos do Jordão permaneça para sempre na memória do público e dos representantes dos filmes participantes, durante o período da sua realização, a produção do festival disponibilizará aos interessados alguns produtos com a marca do 5º FCCJ, como por exemplo: canecas, camisetas, sacolas, botons, adesivos e etc.

O Festival Curta Campos do Jordão é realizado pela Associação Cultural Cineclube Araucária em parceria com a Prefeitura de Campos do Jordão através da Secretaria Municipal de Valorização da Cultura, e o Convention & Visitors Bureau de Campos do Jordão e Região.

Operarios - Tarsila do Amaral

Quadro Operários de Tarsila do Amaral é transferido de Campos do Jordão para São Paulo em definitivo

Campos do Jordão recebe dois ralis da Mitsubishi neste sábado