A Cúpula do Clima e o Turismo

“Turismo caminha junto com o clima. E aqueles que querem viajar pelo mundo inteiro, avaliam, de alguma forma, as políticas adotadas nos países, no momento de suas escolhas.”

Por: Bayard Do Coutto Boiteux

Hoje (22), começa um dos maiores eventos da humanidade em prol da sustentabilidade. A Cúpula, convocada pelo presidente Biden, mostra a união do mundo em torno da proteção do meio ambiente e requer uma posição objetiva de cada país. Não é o momento para se pedir dinheiro, quando o dever de casa não está sendo cumprido e afasta o Brasil cada vez mais de uma paz real da natureza.

Dizer também que países destruíram suas florestas e nós as mantemos é uma visão primária do problema. Precisaríamos chegar no evento, com duas folhas de propostas. Para ser crível, o governo brasileiro não pode interferir no Ibama e na polícia federal. Não é uma questão de esquerda e direita, pelo amor de Deus! E simplesmente a adoção de práticas reais para evitar o descontrole.

O Turismo caminha junto com o clima. E aqueles que querem viajar pelo mundo inteiro, avaliam, de alguma forma, as políticas adotadas nos países, no momento de suas escolhas. Não me venham com a máxima de que são de esquerda ou contra um país. Trazem imbuídos em suas escolhas conceitos muito maiores de solidariedade e preservação. São percepções dos que se tornaram cidadãos do mundo e que souberam ainda mais com a pandemia, a fragilidade humana e dos ecossistemas.

A busca pela natureza e o reconhecimento de que ela é um bem que deve ser protegido norteia as escolhas. O ecoturismo cresce e agora então onde os espaços abertos são cada vez mais procurados e encontra na adoção de políticas públicas, um aliado no conforto da vida. Ele representa quase 35% de todos os deslocamentos turísticos e vai se afirmar cada vez mais como um pulmão saudável de encontro com a Vida! Sim! O Turismo está presente hoje na Cúpula.

Bayard Do Coutto Boiteux é professor, escritor, pesquisador, funcionário público e trabalha voluntariamente na Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e no Instituto Preservale.

Leia também: Razões que fazem de Campos do Jordão um ótimo destino pro ecoturismo

This post will expire on Thursday April 29th, 2021 – 11:28am.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários