Airbnb e Santo Antônio do Pinhal firmam parceria para fortalecer o turismo na cidade

Focado no compartilhamento de estatísticas, acordo é o primeiro no estado de São Paulo e permitirá ao município criar estratégias para ampliar o turismo sustentável e medir os resultados

Assessoria de Comunicação

O Airbnb, maior plataforma global de compartilhamento de lares e experiências em viagens, firmou, hoje, uma parceria com a Secretaria de Turismo de Santo Antônio do Pinhal (cidade da Mantiqueira Paulista, ao norte de SP) para fortalecer o planejamento e o desenvolvimento turísticos da cidade. O Memorando de Entendimento assinado prevê o compartilhamento de estatísticas relacionadas à movimentação turística na cidade, apoiando as estratégias da Secretaria em médio e longo prazos.

Serão compartilhadas, por meio de dados agregados, informações como: principais origens dos hóspedes (cidade, estado e país); volume de chegadas de hóspedes; tempo médio de estada; ganhos do anfitrião típico, entre outras. Estiveram presentes na assinatura a gerente de relações institucionais do Airbnb, Flavia Matos, e Pedro Pimenta Araújo, Secretário de Turismo do Município de Santo Antônio do Pinhal.

Pedro Pimenta, Secretario de Turismo de Santo Antônio do Pinhal e Flavia Matos, gerente de relações institucionais do Airbnb
Pedro Pimenta, Secretario de Turismo de Santo Antônio do Pinhal e Flavia Matos, gerente de relações institucionais do Airbnb

“As estatísticas do Airbnb ajudam a dar visibilidade da movimentação atual de viajantes e a estimular a criação de estratégias assertivas para a ampliação do turismo sustentável na cidade. É possível planejar ações que valorizem a descoberta autêntica de Santo Antônio do Pinhal e suas casas locais, os bairros e suas comunidades, o comércio, entre várias outras características”, afirma Flavia Matos.

“Estamos confiantes de que, com o acordo, vamos não só criar estratégias e políticas públicas diferenciadas como medir os resultados em longo prazo, o que nos permitirá aperfeiçoá-las continuamente”, afirma Pedro Pimenta.

Santo Antônio do Pinhal é localizada no coração da Serra da Mantiqueira, a 1.143 metros de altitude. Tem 7 mil habitantes, e está inserida em uma região nativa de Mata Atlântica, considerada por especialistas ambientais o oitavo bioma mais importante do mundo. É voltada para o “turismo do bem estar”, que promove atividades ao ar livre, gastronomia de alta qualidade e atrações culturais e históricas, como a estação ferroviária Eugênio Lefèvre, que liga a cidade a Pindamonhagaba e Campos do Jordão.

Clube de Anfitriões da Mantiqueira – AirBNB

A Serra da Mantiqueira já conta com um “clube”, os Anfitriões da Mantiqueira. O grupo se encontra regularmente, debate questão de hospitalidade, trocam idéias de indicações de serviços ligados a turismo que possam ser dicas aos visitantes, sempre mantendo a individualidade de cada anfitrião.

Com número crescente de membros, o grupo que já conta com mais de 100 anfitriões e cresce a cada encontro, inclusive já começa inclusive a dar contribuições para iniciativas da região, como é o caso do Festival da Viola de Santo Antonio do Pinhal, que recebeu recursos do grupo através de uma cota de patrocínio que foi rateada entre os membros.

Sobre o Airbnb – Fundado em 2008, o Airbnb é uma comunidade global de viagem que oferece viagens mágicas do princípio ao fim, incluindo onde se hospedar, o que fazer e as pessoas que vai conhecer. O Airbnb usa a tecnologia para empoderar economicamente milhões de pessoas ao redor do mundo para que possam garantir renda extra por meio de seus espaços, paixões e talentos e se convertam em empreendedores de hospitalidade.

O marketplace de acomodações do Airbnb oferece acesso a milhões de lugares para ficar, em mais de 191 países de apartamentos a vilas, castelos, casas na árvore e pousadas. Com as Experiências, as pessoas podem vivenciar um lado diferente de um destino por meio de atividades únicas, desenvolvidas por locais, enquanto uma parceria com Resy promove acesso aos melhores restaurantes em países.

No Brasil, o Airbnb já reúne mais de 180 mil anúncios e foi responsável pela hospedagem de mais de dois milhões de pessoas em 2017, com mais de 117 mil anfitriões em todo o país. Pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), feita em 2016, mostra que os viajantes que optaram pelo Airbnb gastaram, em média, três vezes mais que aqueles que se hospedaram em hotéis e impulsionaram o comércio local, já que circulam e gastam em bairros diferentes.

This post will expire on Thursday November 29th, 2018 – 3:32pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.