Alfonso Ballestero apresenta a exposição “Flores Silvestres” na Casa da Xilogravura

Alfonso Ballestero toma como tema de suas gravuras algumas pessoas que não existem para muitos dos transeuntes apressados da grande cidade. São pessoas à margem do incessante fluxo de gente. São, como diz Ballestero, “pessoas que estão em todos os lugares e ao mesmo tempo não estão em lugar nenhum”.

Esses “invisíveis” habitantes das ruas, Ballestero vê. Captura-os fotograficamente em imagens que transfere, por meio do desenho, para pranchas de MDF. As pranchas, depois de entalhadas e de entintadas, vão gerar, pela impressão no papel, as grandes obras apresentadas ao público no Museu. Com ternura, o artista lhes deu o nome de “Flores Silvestres”.

O ótimo resultado aqui exibido não é fortuito. Resultou de décadas de trabalho.

José Alfonso Ballestero-Álvarez nasceu em 1954, em São Paulo, onde continua a residir. Formou-se em Educação Artística (1999) no Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo. Foi aprovado no Mestrado em Artes (2003) e no Doutorado em Poéticas Visuais (2007) na Universidade de São Paulo. Sempre curioso, procurou mais e mais conhecimentos, inclusive técnica de fusão de vidro, em Murano; pintura à encáustica e com têmpera a ovo, também na Itália; fotografia, etc.

Sua multifacetada formação tornou-o um estimado e eficiente professor, cujos serviços foram úteis em várias instituições (FAAP, UNICSUL, Fundação Bienal SP, etc.) Hoje, leciona na Universidade Cidade de São Paulo – UNICID.

Como artista plástico que leva a sério seu mister, participou de exposições individuais e coletivas, conquistou prêmios, escreveu livros e artigos. Porém, mais do que seu currículo, falam a seu favor suas próprias obras, que a Casa da Xilogravura tem a honra de exibir.

Serviço:
A Casa da Xilogravura está aberta ao público das 9 às 12 e das 14 às 17 horas diariamente, de 5ª. a 2ª. feiras. (Fecha terças e quartas-feiras)

Entrada: R$ 10,00 (Idosos, professores e estudantes com carteirinha pagam meia entrada)

Grátis para menores de 12 anos e grupos previamente agendados de escolas gratuitas.

Endereço: Av. Eduardo Moreira da Cruz, nº 295 – Vila Jaguaribe – Campos do Jordão – SP

Fone: (12) 3662 1832 – Site: www.casadaxilogravura.com.br

This post will expire on Monday March 23rd, 2020 – 8:40pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Redação do portal Guiacampos.com - Campos do Jordão na Internet