Alunos de Campos do Jordão criam 14 replicas do 14bis em concurso cultural

Concurso Cultural é um projeto que complementa o trabalho da instituição que vai encenar, nos próximos dias, o musical “Além do Ar”

Foto: Suzana Reis

Na tarde da ultima quinta-feira (21/11), a banca examinadora do concurso cultural promovido pela Fundação Lia Maria Aguiar, que teve como objetivo a criação de protótipos do avião 14 BIS, avaliou e anunciou os seus vencedores.

Em primeiro lugar ficou a escola Frei Orestes Girardi – SEA, em segundo lugar a escola Elizabeth J. de Andrade e em terceiro lugar a escola Tancredo e Almeida Neves, que irão receber através de melhorias em cada unidade, o correspondente a vinte mil Reais para o primeiro lugar e o segundo e terceiro colocados cinco mil Reais cada.

O concurso Cultural é um projeto que complementa o trabalho da instituição que vai encenar, nos próximos dias, o musical “Além do Ar”, inspirado na vida de Santos Dummont, e o intuito geral do concurso foi despertar nos alunos o interesse e estimular a aprendizagem sobre este ícone brasileiro, que transformou sonhos em realidade, considerado o pai da aviação.

Durante a execução do projeto, as escolas desenvolveram junto aos seus alunos a criatividade e a busca de novas informações, proporcionando uma oportunidade única de aprendizagem sobre a história de Santos Dumont, através de um projeto multidisciplinar. Cada projeto também teve a oportunidade, de em alguma etapa, contar com o envolvimento dos pais dos alunos, funcionários das escolas, artesãos locais e comunidade em geral.

No Núcleo de Teatro Musical da Fundação Lia Maria Aguiar, cada escola teve cinco minutos para apresentar seu projeto para a banca examinadora que foi composta por Alexandre Milla, membro da direção da Fundação Lia Maria Aguiar, Ricardo Magalhães, representante da família Santos Dumont e vice-presidente do Instituto Alberto Santos Dumont e Ken Yamazato que é o engenheiro responsável pelos protótipos do Musical “Além do Ar”.

A Comissão julgadora se baseou nos quesitos criatividade, contexto, originalidade e qualidade para a escolha dos melhores protótipos. “A família Santos Dumont é minha de coração e hoje eu fiquei encantado e emocionado com o que vi. Todos projetos foram fabulosos e fantásticos. Todos podem voar, com certeza”, destacou Ricardo Magalhães.

Exposição no Museu Felícia Leirner

Todos os protótipos que concorreram ficarão expostos no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, SP, durante toda a temporada do Musical “Além do Ar – Uma História Baseada em Santos Dumont”.  “Cada projeto foi especialmente elaborado e possui características muito especiais. Em nome da Fundação Lia Maria Aguiar agradeço o envolvimento das escolas e da comunidade e convido a todos para assistirem ao Musical e conhecer de perto cada protótipo que participou deste nosso primeiro concurso” declarou Vanessa Goshima, esposa do diretor da instituição, Luis Goshima.

“Além do Ar” – Um Musical Inspirado em Santos Dumont

Inspirados pela criatividade de Santos Dumont, o Núcleo de Teatro da Fundação Lia Maria Aguiar apresenta nos dias 22, 23, 24, 28, 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro às 20h00 uma superprodução que percorre a vida do aeronauta mineiro.

Além do Ar é um musical emocionante, em que os alunos contracenam com atores convidados (Cássio Scapin e André Torquato) em uma viagem na mente de um homem sem medo, criador do aparelho voador mais pesado que o ar e que se tornou o rosto do século XX em Paris.

Os ingressos custam R$10,00 e podem ser adquiridos AQUI.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários